IMARGEM

A Associação de Artistas Plásticos de Almada expõe o seu trabalho na Galeria Municipal de Arte de Almada.

Com mais de vinte anos de actividade, a Associação de Artistas Plásticos de Almada desenvolve um trabalho constante de congregação dos artistas e divulgação das artes plásticas no concelho. Uma presença habitual na programação anual da Galeria Municipal de Arte, a IMARGEM volta a expor o seu trabalho neste espaço até ao próximo dia 28 de Fevereiro, dando seguimento à parceria existente desde 1988.

Nascida com o objectivo de promover localmente os artistas plásticos almadenses, a IMARGEM nasceu pelas mãos de um grupo de pintores e escultores residentes no concelho, depois de chegarem à conclusão de que só através duma conjugação de esforços o seu trabalho poderia ser promovido. A 8 de Julho de 1982 Louro Artur, Francisco Bronze, Jorge Pé-Curto, Pedro de Sousa, Carlos Canhão, José Zagalo, Lurdes Sério, Angela Luzia e Victor Ferreira oficializam então a iniciativa.

Depois da realização da 1ª Exposição Anual de Plásticas, logo no ano da sua criação, na Oficina da Cultura em Almada, o primeiro grande trabalho fixo da associação foi a iniciação de um Mural dedicado à memória de Fernão Mendes Pinto, colocado no Pragal, em colaboração com a Câmara Municipal de Almada.

Apenas com dois anos de actividades, dá-se início a exposições fora do concelho, com participações na Casa da Cultura de Évora, antiga capela da Misericórdia de Sines (integrada na Festa da Cerveja) e Museu de Setúbal. Ao mesmo tempo que as participações fora do concelho de Almada aumentam, associa-se à Câmara Municipal de Almada na criação de trabalhos como um projecto urbanístico do concelho e o projecto para o Monumento ao Pescador (Costa de Caparica).

No entanto, e apesar de toda a actividade da IMARGEM, foi apenas em 1993 que se começou a procurar satisfazer a necessidade de uma sede própria, que se viria a instalar no Pragal e inaugurada dois anos depois com uma exposição de cerâmica de Ilda Bragança. Os vinte anos de actividades foram comemorados com o lançamento do livro “IMARGEM – 1982 – 2002”, que contempla uma retrospectiva da sua actividade artística e evidencia os objectivos expressos na sua acção cultural e social.

Na mostra que agora se realiza, e que se prolonga até ao próximo dia 28 de Fevereiro, expõe-se obras de Ana Rosa Ribeiro, Aurora Bargado, Bruno Paiva, Carlos Morais, Conceição Ruivo, Edda Machado, Elsa de Sousa, Fernanda Guerreio, Fernando Cacela, Francisco Bronze, Ilda Bragança, João Simões Raposo, João Soeiro, Jorge Norvick, José Luís Amaro, José Raminhos, Louro Artur, Luísa Marinho, Maria Dâmaso, Mariot, Miguel Ataíde, Miguel d’Hera, Né Barros, Ortega Lérias, Rolo Martins e Susana Leonor, com trabalhos nas áreas de arquitectura, cerâmica, escultura, fotografia e pintura, bem como do artista plástico brasileiro, convidado da Imargem – Associação dos Artistas Plásticos de Almada, Hermes Dell’Icio.

A Galeria Municipal de Arte de Almada situa-se na Avenida D. Nuno Álvares Pereira 74A.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This