rdb_jerichow_header

“Jerichow”

Uma história aparentemente simples

Jerichow é uma aldeia na Alemanha. Thomas, depois de dispensado por desonra do exército, regressa à sua aldeia natal. Ali, é um empresário, dono de uma cadeira de snack bars e Laura, a sua mulher. É nesta aldeia que estas três vidas se unem.

Quando Thomas ajuda Ali a salvar-se de uma potencial multa, uma relação entre os dois se inicia. Quando as coisas correm mal com o problema de álcool de Ali e este perde a carta, Thomas é convidado para ser seu motorista e ajudar nas entregas que faz para os seus estabelecimentos. Mas quando Thomas conhece Laura um triângulo amoroso nasce que vai pôr à prova a liberdade e a moral de todos.

Nomeado para vários prémios, “Jerichow” é um filme espantoso, com interpretações marcantes numa história, aparentemente, simples. Entre os pequenos momentos de humor ao princípio do filme, ao drama cuja história revela no final, tudo tem uma simplicidade extremamente interessante. Benno Fürmann cria uma personagem solitária, um veterano vindo do Afeganistão que procura um emprego, Thomas. Esta é uma personagem extremamente bem conseguida, onde o actor é capaz de nos transmitir quase tudo o que lhe vai na alma, com um olhar capaz de revelar o mais pequeno sentimento. Hilmi Sözer personifica o empresário Ali Özkan de uma maneira brilhante, com momentos de humor que nos levam a ter alguma compaixão por toda a situação por que está a passar.

Não tirando o mérito à sua interpretação, a personagem de Nina Hoss é quase secundária pelas personalidades das duas outras personagens; homens cujas representações são extremamente fortes embora com registos diferentes, mas que se complementam e que se unem através da única mulher na trama, Laura.

Esta é uma história simples, mas uma simplicidade que nos mostra o poder do amor e o que muitos têm que fazer para mudarem de vida, deixando de seguir os seus sonhos, numa luta constante e consciente entre paixão e razão, entre liberdade e culpa. Um filme que vale a pena ver, e rever.

Em exibição no Espaço Nimas
Sessões: 16h, 21h30

Título original: Jerichow
De: Christian Petzold
Com: Benno Fürmann, Nina Hoss, Hilmi Sözer
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: ALE, 2008, Cores, 93 min.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This