LEFFEST 2014

LEFFEST 2014

O festival do cinema, da cultura e das artes.

Desde 2007 que o Lisbon & Estoril Film Festival se tem vindo a afirmar como um dos maiores eventos culturais em Portugal. Na sua oitava edição, que se realizará entre 7 e 16 de Novembro de 2014, o festival prepara-se para voltar a reunir o que de melhor se faz no mundo da 7ª arte, com a sessão de abertura dedicada ao biopic do estilista Yves-Saint Laurent de Bertrand Bonello e a “Winter Sleep” de Nuri Bilge Cetylan, este segundo vencedor da Palma de Ouro na edição de Cannes 2014.

Experiências e reflexão é o que o LEFFEST volta a propor no grande ecrã, através de uma programação diversificada que abrange algumas das melhores produções cinematográficas da actualidade. A programação conta com 12 filmes em competição e 22 filmes fora da competição, entre os quais doze obras cinematográficas premiadas em alguns dos maiores festivais, para além de nomes de mestres como o são David Lynch, David Cronenberg, Abel Ferrara e Lars Von Trier.

Na seleção oficial em competição surgem filmes de alguns nomes já com obra reconhecida ao lado de alguns novos talentos em afirmação. A seleção passa por cinematografias de todo o mundo, tendo representado o cinema europeu, o asiático, o americano e o do Médio Oriente. O júri é composto pela conceituada fotógrafa Nan Goldin, o multifacetado artista francês Philippe Parreno, o escritor e poeta Dimítris Dimitriádis, a escritora Dorota Masłowska e o artista português Francisco Tropa.

Ao vivo, e como já vem sendo hábito, podemos contar com a presença de vários nomes sonantes da história do cinema e das artes, num painel de personalidades que vem reforçar o posicionamento do LEFFEST enquanto festival transversal e que coloca em diálogo várias esferas da arte. Deste painel sublinhamos nomes como os dos realizadores Abel Ferrara, Bertrand Bonello, Stephen Frears, Philippe Garrel e Wes Anderson, actores como Willem Dafoe, John Malkovich e Maria de Medeiros, escritores como Dimitris Dimitriádis, Edgar Morin e Peter Handke e ainda outras personalidades e pensadores relevantes da actualidade, como são os casos de Noam Chomsky (linguista, filósofo, comentador político e activista) e Julian Assange (fundador do site Wikileaks).

A actriz e realizadora portuguesa Maria de Medeiros e o acarinhado actor John Malkovich serão alvo de homenagens e merece ainda destaque a selecção de retrospectivas, onde será possível ver a obra de Marlen Khutsiev, um dos mais aclamados realizadores russos, bem como terão direito a retrospectivas os nomes Andrzej Zulawski, Gonzalo García Pelayo, Kléber Mendonça Filho, Philippe Garrel e Tariq Téguia.

Selecção Oficial – Fora de Competição:

 

“As Maravilhas”, de Alice Rohrwacher (Grande Prémio no Festival de Cannes);
“Deux Jours, Une Nuit”, de Jean-Pierre e Luc Dardenne (Filme Candidato a Óscar de Melhor Filme Estrangeiro);
“Dumb and Dumber 2”, de Peter e Bobby Farrelly;
“Duran Duran: Unstaged”, de David Lynch;
“Kommunisten2, de Jean-Marie Straub;
“Is The Man Who Is Tall Happy?”, de Michel Gondry;
“Maps to the Stars”, de David Cronenberg (Prémio de Melhor Atriz para Julianne Moore, no Festival de Cannes);
“Miss Julie”, de Liv Ullmann;
“The Disappearance of Eleanor Rigby”, de Ned Benson;
“Mommy”, de Xavier Dolan (Prémio do Júri no Festival de Cannes e também Filme Candidato a Óscar de Melhor Filme Estrangeiro);
“Mr. Turner”, de Mike Leigh (Prémio de Melhor Ator para Timothy Spall, no Festival de Cannes);
“Nick Cave: 20000 Days On Earth”, de Iain Forsyth e Jane Pollard;
“Ninfomaníaca (Director”s Cut)”, de Lars Von Trier;
“Pasolini”, de Abel Ferrara;
“Saint Laurent”, de Bertrand Bonello (Filme Candidato a Óscar de Melhor Filme Estrangeiro)
“Trois Coeurst”, de Benoît Jacquot;
“The Postman”s White Nights”, de Andrey Konchalovsky (Leão de Prata para Melhor Realizador no Festival de Veneza);
“Pontes de Sarajevo”, de Leonardo di Costanzo, Jean-Luc Godard, Kamen Kalev, Isild Le Besco, Sergey Loznitsa, Vincenzo Marra, Ursula Meier, Vladimir Perisic, Cristi Puiu, Marc Recha, Angela Schanelec, Aida Begic e Teresa Villaverde;
“Variações de Casanova”, de Michael Sturminger;
“Welcome To New York”, de Abel Ferrara;
“Winter Sleep”, de Nuri Bilge Ceylan (Palma de Ouro no Festival de Cannes e também Filme Candidato a Óscar de Melhor Filme Estrangeiro);
“Black Coal, Thin Ice”, de Yi’nan Diao (Urso de Ouro no Festival de Berlim).

Selecção Oficial – Competição:

“Amour Fou”, de Jessica Hausner;
“Angels of Revolution”, de Aleksej Fedorcenko;
“Dos Disparos”, de Martin Rejtman;
“Eau Argentée, de Syrie Autoportrait”, de Ossama Mohammed e Wiam Simav Bedrixan;
“Heaven Knows What”, de Ben e Joshua Safdie;
“Hermosa Juventud”, de Jaime Rosales;
“Jauja”, de Lisandro Alonso;
“Jayuui Eondeok / Hill of Freedom”, de Hong San Soo;
“Labour of Love”, de Adytia Vikram Sengupta;
“P”Tit Quinquin”, de Bruno Dumont;
“Phoenix”, de Christian Petzold;
“Queen & Country”, de John Boorman.

 

Todo o evento irá decorrer, como habitual, entre Lisboa e o Estoril, estando dividida a programação por entre os seguintes locais: Cinema Medeia Monumental, Espaço Nimas, Fundação Calouste Gulbenkian e Cinemateca Portuguesa, Centro de Congressos do Estoril e Casino Estoril.

A Rua de Baixo vai estar lá e promete manter-vos a par de alguns dos melhores momentos. Consultem a programação completa do Festival no site oficial: http://www.leffest.com e juntem-se a nós!

 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This