rdb_malick_fastfood

REABERTURA DA GALERIA QUADRUM

A Galeria Quadrum, um dos mais emblemáticos espaços da arte contemporânea em Lisboa, vai reabrir no próximo dia 25 de Setembro por iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa. Assumindo-se como ponto de viragem na política de gestão das galerias e ateliers municipais, o momento é assinalado ao longo do dia com uma série de actividades abertas a todos.

A reabertura da Galeria Quadrum, situada junto ao complexo de ateliers municipais do Palácio dos Coruchéus, pretende constituir-se como um momento decisivo de uma nova abordagem programática na gestão das galerias e ateliers municipais.

Para além da reabertura do espaço, serão também entregues, nesse dia, as chaves dos ateliers aos artistas seleccionados no 1º concurso público de atribuição dos ateliers municipais para as artes. A recuperação do jardim dos Coruchéus e a sua abertura ao público será assinalada com a instalação de uma peça de arte pública da autoria de José Pedro Croft, numa das árvores centenárias do jardim.

A exposição Anti-Totem, um projecto de André Romão e Pedro Neves Marques, com Diogo Evangelista e Eduardo Guerra que cruza momentos da história da arte portuguesa e artistas como Christiano Cruz, Leopoldo de Almeida ou Nadir Afonso, numa tentativa de reflectir sobre a evidência do político na arte, inaugura o primeiro ciclo de programação. O funcionamento, por ciclos anuais, em que vários curadores e artistas serão convidados a discutir uma temática, é, neste primeiro ano, dedicada à reflexão sobre a cidade de Lisboa, tema pouco explorado na arte contemporânea portuguesa, mas que pelo trabalho de alguns artistas plásticos sabemos presente e a necessitar de confrontos, visibilidade e discussão.

Este espaço é assim devolvido à população, retomando a sua tradição de pólo de actividade cultural e de lazer. Abre-se, neste dia, a diversos públicos reflectindo a direcção e a dinâmica que se pretende imprimir, voltada para a cidade e para as pessoas.

PROGRAMA

25 SETEMBRO 2010

QUADRUM JÚNIOR
Manhã – Público Infanto-juvenil (10h às 13h)

Ateliers de Desenho e Pintura
Serviço Educativo da Divisão de Galerias e Ateliers
A Cidade Perfeita
Oficina de Reutilização de Materiais – Blindesign
Workshop de Escultura de Balões e Animação
Escola do Chapitô

À SOMBRA DA ARTE
Tarde – Público em geral (15h às 19h)

15h às 16h – Concerto de Jazz pela Formação da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot Clube de Portugal
16h às 17h – Concerto pelo Quarteto de Matosinhos da Orquestra Metropolitana de Lisboa
17h às 19h – Performance de Tango Argentino, Tango na Rua
19h – Cerimónia de entrega das chaves aos artistas seleccionados no 1º concurso público de atribuição de ateliers municipais
– Inauguração da peça Sem Título, de José Pedro Croft
– Inauguração da exposição Anti-Totem, um projecto de André Romão e Pedro Neves Marques, com Diogo Evangelista e Eduardo Guerra
– Actuação do DJ Señor Pelota

16h às 21h: Ateliers Abertos com a presença dos artistas dos Ateliers Municipais
Durante toda a tarde: animação de rua pela Escola do Chapitô.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This