MALVA apresenta “poros” no B.Leza, em Lisboa
Concerto de celebração do novo álbum conta com convidados especiais
Após um concerto esgotado no Passos Manuel, no Porto, a artista MALVA traz a Lisboa a apresentação do seu mais recente álbum, “poros”. O espetáculo acontece esta quinta-feira, às 22h00, no B.Leza, e conta com a participação especial de Inês Monstro, Francisco Fontes, Miguel Marôco e Luís Duarte Moreira.
Este novo disco sucede a “vens ou ficas”, lançado em 2023, e é descrito pela cantora como um projeto que reflete mudança e crescimento. “A certa altura tornou-se claro para mim que este era um álbum muito diferente do anterior – olho para ele como uma espécie de corredor ou passagem. A porta foi o ‘vens ou ficas’, esse que esperava uma qualquer resposta externa. Acho que me cansei de esperar e segui, sem olhar tanto para trás (apesar de não o deixar de fazer), mas já fora do quarto, com os olhos mais abertos, mais atenta ao que me rodeia e, acima de tudo, deixando outros entrarem, com calma, sem fazer muito barulho”, partilha MALVA.
“poros” traduz-se, assim, numa vontade de abrir espaço para novas experiências e partilhas, sem perder a identidade própria da artista. “Este é um olhar mais esperançoso sobre a vida. A guitarra e o violoncelo continuaram a ser a base da criação dos temas, que adotaram estruturas mais próximas à da ‘canção’. Pensei várias vezes se isso desvalorizaria este segundo álbum em comparação com o primeiro, mas cheguei à ainda frágil conclusão de que cada coisa é o que é e que se este processo resultou nisto, com as suas condicionantes e atmosferas, é porque tinha de ser. Talvez o que venha depois seja todo um outro universo”, acrescenta.
O álbum é fruto do prémio “Melhor Projeto Musical Super Emergente”, conquistado por MALVA no Festival Emergente 2023. A criação do disco foi um desafio inesperado para a artista, que revela: “Nunca tinha pensado sobre este álbum. O início do processo deu-se quando assinei uma declaração em como me propunha a ganhar um dos prémios do Festival Emergente 2023, que era gravar um disco no prazo de seis meses. Acho que, no fundo, quis desafiar-me e a condição de ter um prazo aliciou-me”.
Assim que soube que tinha vencido o prémio, MALVA percebeu que precisava de acelerar o processo criativo, levando-a a convidar vários artistas para participarem no álbum. Do alinhamento de “poros” destacam-se colaborações como «manto azul», com Mimi Froes, «manada» e «rajada», com Francisco Fontes, «fugir à sorte», com Miguel Marôco, «fera», com Bia Maria, e ainda «pausa para esclarecimentos» e «ninho», ambas com Luís Duarte Moreira.
Os bilhetes para o concerto de apresentação de “poros” no B.Leza já estão disponíveis. Com uma proposta sonora intimista e reflexiva, MALVA promete transportar o público para o universo do seu novo trabalho, onde a música se transforma num convite à partilha e à descoberta.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados