MOTELx 2012: Festival revela programação completa da secção “Serviço de Quarto”

Entre 12 e 16 de Setembro, a 6ª edição do MOTELx apresenta 52 filmes, onde se incluem 10 filmes portugueses nomeados para o Prémio MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa 2012. Cinco dias recheados de cinema de terror mas também de masterclasses, conferências, sessões de “Q&A”, jogos de terror e uma festa no Ritz Clube. Na secção Serviço de Quarto, agora completamente revelada, 27 filmes em estreia nacional, com o melhor terror internacional.

A secção principal do festival – Serviço de Quarto – apresenta este ano a programação mais ecléctica de sempre com uma forte presença do cinema norte-americano e asiático, entre curtas e longas-metragens de cinema de terror de mais de 17 países e 4 continentes. Para além de regressos aguardados de autores consagrados, existem algumas surpresas, como a primeira incursão do comediante Kevin Smith no terror com «Red State» (Grande Prémio em Sitges 2011).

Da cinematografia do outro lado do atlântico, salta à vista «The Pact», primeira longa-metragem de Nicholas McCarthy, que evoca clássicos como «Psycho» ou «Suspiria», recordando o tempo em que um bom argumento, boas interpretações e tensão em vez de sustos imperavam no género. Espaço também para o novo cinema de terror independente norte-americano onde se destaca o canadiano «American Mary», das gémeas Soska, e ainda «V/H/S», que junta alguns dos melhores novos cineastas de terror norte-americanos, numa antologia que explora todas as possibilidades do subgénero found footage celebrizado por «The Blair Witch Project» ou «Paranormal Activity». Já o francês Pascal Laugier, autor do polémico «Martyrs» (MOTELx 2009), tem presença confirmada no festival para apresentar a co-produção canadiana «The Tall Man», um thriller muito negro e misterioso com Jessica Biel a liderar o elenco.

O cinema asiático continua a ser uma aposta forte do festival. No campo das fusões de género, haverá acção ultra-violenta com «The Raid: Redemption», inspirado em «[REC]», que se desenvolve naquilo a que o realizador galês Gareth Evans define como um “survival horror”, mas também «The Yellow Sea», um thriller coreano que se transforma numa espécie de monster film e «Revenge: a Love Story», que mistura drama e violência extrema, dando lugar a um realismo negro. Da Coreia do Sul, «Invasion of Alien Bikini», uma mistura de acção, terror e comédia, do realizador Oh Yeong-du, vencedor do Grande Prémio em Yubari 2011.

Das grandes produções ao cinema independente, do clássico raro ao experimental, do culto às novas tendências, o MOTELx apresenta 52 filmes com estéticas diversas. Do género giallo celebrizado por Dario Argento, convidado de honra do festival, na trilogia “As Três Mães”, às comédias grotescas («Father’s Day», «Inbred», «The Human Centipede II (Full Sequence)»), passando pelos thrillers sobrenaturais («Babycall»), ou pelo cinema documental («Corman’s World: Exploits of a Hollywoood Rebel») e o found footage («Emergo», «V/H/S»), a 6ª edição do festival MOTELx apresenta o melhor do cinema de terror internacional, em Lisboa.

A programação completa do MOTELx 2012 está disponível aqui.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This