MOTELx revela este domingo a curta vencedora do Prémio Yorn MOTELx 2013

O MOTELx reserva um fim-de-semana com muitos convidados especiais, masterclasses e o anúncio da curta-metragem vencedora do Prémio Yorn MOTELx 2013. No sábado 14, Tobe Hooper dá uma masterclass às 17h, na Sala 3, logo após a exibição do filme «Eaten Alive». Xan Cassavetes, filha de John Cassavetes, vem apresentar a sua primeira longa de ficção, «Kiss of the Damned», às 19h, na Sala Manoel de Oliveira. Hideo Nakata, um dos realizadores homenageados nesta edição do festival, estará presente na estreia em Portugal do seu mais recente filme «The Complex», às 21h30m, na mesma sala.

Domingo, 15, fica marcado pela presença do realizador Juan Carlos Medina e do actor Tómas Lemarquis do filme «Painless», co-produzido com a Fado Filmes e exibido em estreia nacional às 19h15m, na Sala 3. Ainda nesta tarde terá lugar a segunda sessão do Quarto Perdido com «A Promessa», de António de Macedo, seguido de um Q&A com o realizador de um dos mais emblemáticos filmes de terror portugueses.

O último dia do festival terá ainda a decorrer várias masterclasses na Sala Montepio: às 15h, Masterclass Dédalo, com a presença do realizador Jerónimo Rocha e outros elementos da equipa que criou o spot do MOTELx e a curta metragem «Dédalo», que dele nasceu; às 16h30m, a Masterclass Hideo Nakata; e às 18h30m a Masterclass Daddy Cross, a produtora low budget brtânica que se inspira nos filmes de exploitation dos anos 70.

No sábado e no domingo, durante as sessões de Curtas ao Almoço serão exibidas as nove curtas-metragens a concurso ao Prémio Yorn MOTELx 2013: «Bílis Negra», de Nuno Sá Pessoa, «O Coveiro», de André Gil Mata, «Sara», de Miguel Ângelo, «Monstro», de Alex Barone, «Longe do Éden», de Carlos Amaral, «Desespero», de Rui Pilão, «Hair», de João Seiça, «A Herdade dos Defuntos», de Patrick Mendes e «Nico – A Revolta», de Paulo Araújo.

O Prémio Yorn MOTELx 2013 será anunciado no domingo, na Sessão de Encerramento da 7.ª edição do festival, às 21h45m, na Sala Manoel de Oliveira e após este momento será exibido o filme «You’re Next», de Adam Wingard.

A curta vencedora recebe um prémio monetário no valor de 3000€, apoio em serviços de pós-produção no valor de 2500€ da Pixel Bunker, um fim-de-semana de inspiração proporcionado pelos Hotéis Belver e o Méliès d’Argent para Melhor Curta-Metragem, que automaticamente selecciona a curta para concorrer ao prémio anual Méliès d’Or para Melhor Curta-Metragem Europeia, atribuído pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (EFFFF) na cidade espanhola de Sitges, em Outubro.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This