Mustache come back
Para muitos é cool. Para outros nem por isso. Estamos perante um mustache comeback?
Nos últimos anos os homens tem vindo a cuidar melhor da sua aparência facial, corporal e a preocupação com os seus pêlos aumentou. A barba, e principalmente o bigode, que antigamente era uma característica dos homens rurais, tornou-se numa tendência do homem moderno que habita nos centros mais cosmopolitas.
Em tempos o bigode simbolizava machismo e virilidade, exemplo disto eram os homens dos anos 70, que ostentavam o seu bigode orgulhosamente, sem o qual se sentiam fracos e desrespeitados. Durante algumas décadas o bigode foi deixado de lado, até porque com toda a evolução que a sociedade sofreu, foram surgindo conceitos como metrosexualidade, que levaram à completa abolição de pêlos, faciais e corporais, sendo considerados até mesmo inestéticos.
Já é sabido que a moda é cíclica, e que as tendência vão e vêm. O que hoje é moda, amanhã está out. Uma tendência forte começa numa poderosa subcultura de trendsetters, e o mediatismo do bigode veio assim abrir uma porta ao tão esperado mustache come back!
A vontade de ser diferente faz com que muitos homens mudem a sua aparência, vontade esta que aumentou com a crescente liberdade no trabalho, porque hoje em dia já quase ninguém é despedido pela aparência.
Nos principais centros de cultura alternativa como, Los Angeles, Londres, Milão, Paris e muitas outras cidade mundiais, nas ruas já se podem ver alguns anónimos a ostentar orgulhosamente os seus bigodes. Para muitos usá-lo pode ser divertido e cool, o que de certa forma é um forte indicador de coragem e estilo, uma vez que ainda são muitos os que do bigode fazem troça.
Após quase 30 anos de hibernação, o bigode vai voltar a estar na moda. Muitos recusam-se a acreditar, mas todas as condições estão reunidas para o come back do bigode. As figuras públicas são a fonte de inspiração da sociedade a todos os níveis, e neste momento está-se a verificar uma forte presença do bigode nos mais influentes ícones de estilo mundiais. Era este o encorajamento tão ansiado para os que sempre o usaram, e para os que sempre quiserem usar, mas que por algum motivo lhes faltou a coragem.
Para além do factor mediatismo, existem movimentos e eventos como o Movember, originário na Austrália que se expandiu para vários países, desafiando os homens a deixar crescer o bigode durante o mês de Novembro, com o objectivo de angariar dinheiro para ajudar causas ligadas a problemas de saúde masculinos. Neste momento, em todo o mundo, mais de 200.000 participantes vão às Mo Parties fazendo regressar o bigode todos os invernos.
Contudo não é só no inverno que os eventos de bigodes estão activos. Um pouco por todo o mundo são organizadas festa, nas quais o bigode surge como mote e é mesmo dress code obrigatório. Sejam homens ou mulheres os convidados aparecem, na sua maioria, vestidos e acessorizados a rigor. Com todos em pé de igualdade, o bigode deixa de ser motivo de gozo… só para quem não o deixar cair!
O bigode é ou não é cool? Ambos! Não há algum estilo masculino com tanto poder como este. Este é mais um comeback retro a que se assiste. Mais do que moda, é uma atitude.
Existem 5 comentários
Add yoursPost a new comment
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Gostava de não parecer parcial, mas de facto tentarei não ser.
Tenho lido os comentários do Bruno desde o principio, e resolvi registar-me para comentar este porque, tal como os demais, parecem-me muito bem conseguidos.
Confesso que a qualidade destes artigos me têm surpreendido pela sua qualidade, e embora não sendo eu um expert nesta área, acho que ele tem muito talento.
No que diz respeito ao artigo e para quem gosta de acompanhar as tendências, estes artigos não só facilitam quem procura e gosta de estar actual, como também ajuda a não ter "vergonha" de aderir aos novos estilos ou ao reinventar dos mesmos.
Por isso, e tal como outras "dicas" que me tem privilegiado, acho que também vou aderia ao famoso mustache.
Thanks Bro
MBrazão
Olhando para isto numa espécie de prisma invertido, deve haver muita malta que sem querer voltou a estar na moda ;)
Abraço,
Até acho o bigode COOL!!!! è divertido, vou adorar ver lisboa cheia de bigodes… está para breve, porque já vejo alguns por aí…
Bigode sim, mas o da sopa não!
Mas atenção:
apesar de alguns usarem, nem a todos fica bem. Please, tenham olhos na cara e sensibilidade.
Apoio o regresso do mustache, mas apenas para o sexo masculino.
Miudas, esqueçam lá isso :)
(Como sempre, muito bom artigo.)
SErá que o mostache is back? Será que deixou alguma vez de estar em voga? Podemos ver esta questao do bigode de diversos prismas…Como é de conhecimento de muitos, o bigode era em tempos simbolo de masculinidade/virilidade/maturidade, e ainda hoje temos isso bem assente nos povos muçulmanos em que homem sem bigode nao é tido como tal pela sociedade.
Será o regresso do bigode na sociedade ocidental um simbolizar do renascimento do antigo "macho latino" nesta sociedade em que o homem se preocupa cada vez mais com o seu aspecto geral, ao invés do passado em que o bigode seria a principal marca?
Podemos levantar uma serie de questoes pertinentes, contudo, sou a favor do regresso de tudo…mas com estilo . Ponham esses bigodes de fora mas nao descurem o resto :)
Belo artigo mano. Surpreendes-me sempre pela positiva.
Abraço
Bruno Zanetti