monstra_2018

Nick Park dos estúdios Aardman na MONSTRA 2018

Realizador vem a Portugal para promover a sua mais recente produção, o filme “A Idade da Pedra”

O filme “A Idade Da Pedra” (Early Man), realizado por Nick Park (vencedor de quatro Óscares® da Academia) e produzido pelos britânicos Aardman Studios, tem antestreia na 18ª edição do Festival MONSTRA e estreia nas salas de cinema nacionais no dia 8 de Março.

Nick Park vem a Portugal para apresentar e promover o seu mais recente projecto A IDADE DA PEDRA, que demorou mais de um ano e meio a produzir e contou com uma equipa de mais de 30 animadores e 270 fantoches para levar a cabo aquela que é a maior produção alguma vez montada pela Aardman.

No dia 9 de Março, Nick Park vai protagonizar uma talk no Festival Monstra sobre o seu trabalho como realizador de animação, nomeadamente sobre duas das suas mais emblemáticas obras: “Creature Comforts” e “Wrong Trousers”, pelas quais recebeu os primeiros Óscares. Esta talk vai ter lugar no Cinema São Jorge, no dia 10 de Março, às 15h. Inscrições através de monstrafestival.com/talks/

Na equipa de Nick Park está um português, Emanuel Nevado, um dos animadores que dá vida às personagens de “A Idade Da Pedra”, que regressa a Portugal para uma masterclass inserida na programação do Festival MONSTRA, destinada exclusivamente a alunos/ professores com projectos de stop motion. A masterclass com Emanuel Nevado terá lugar no dia 9 de março, às 10h, na Universidade Lusófona. Inscrições através de monstrafestival.com/masterclasses/

“A Idade Da Pedra” conta a história do corajoso herói Dug, um homem das cavernas destemido e aventureiro que consegue unir a sua pacata tribo da Idade da Pedra para lutar numa batalha contra os poderosos inimigos da Idade do Bronze, liderados por Lord Nooth.

Este filme, que é a maior produção alguma vez montada pela Aardman, promete conduzir miúdos e graúdos numa emocionante viagem até à pré-história, marcada pela coragem, pela união e pela amizade.

SINOPSE
No início dos tempos, quando criaturas pré-históricas percorriam a terra, Dug, um homem das cavernas, consegue unir a sua tribo contra a poderosa Idade do Bronze numa batalha para vencê-los no seu próprio jogo.

“A Idade Da Pedra” assinala também o regresso de Nick Park, o realizador vencedor de 4 Óscares®, responsável por filmes como “A Fuga das Galinhas” e “Wallace & Gromit: A Maldição do Coelho Homem”.

Versão original conta com vozes de Tom Hiddleston (Lord Nooth), Eddie Redmayne (Dug), Maisie Williams (Leona) e Timothy Spall (Chefe Bobnar). Versão Portuguesa com as vozes de Mariana Cabral/Bumba na Fofinha (Leona), José Pedro Vasconcelos (Dug), David Fonseca (Lord Nooth) e Eduardo Madeira (Chefe Bobnar).

SOBRE EMANUEL NEVADO
Animador stop motion nascido em Leiria. Licenciado em Musicologia, fez os seus primeiros projectos independentes de animação em Lisboa. Em 2013 concluiu o Master em Animação e Direcção de Stop Motion em Barcelona e em 2014 obteve o prestigiado Certificate in Character Animation pela NFTS-Aardman em Bristol.

Nos últimos anos trabalhou como Animador para a Aardman Animations e para a Disney, tendo também feito publicidade para o Channel 4 Inglês e a TV3 Espanhola.

Vive e trabalha em Bristol onde recentemente terminou a rodagem do filme “Early Man” de Nick Park.

SOBRE NICK PARK
O realizador e produtor Nick Park, vencedor de quatro Óscares®, três na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação – “Creature Comforts” (1989), “As Calças Erradas” (1993) e “A Close Shave” (1995) e, mais recentemente, na categoria de Melhor Filme de Animação, atribuído a “A Maldição do Coelhomem” (2006). Estes quatro filmes foram criados e produzidos nos Estúdios Aardman, que Park co-dirige com os fundadores Peter Lord e David Sproxton.

Park revelou interesse pela animação em criança, tendo começado a fazer filmes no sótão da casa dos pais, aos 13 anos. Licenciou-se em Artes da Comunicação na Escola de Artes de Sheffield, em 1980, e ingressou posteriormente na National Film & Television School, em Beaconsfield, Inglaterra. Em 1985 junta-se aos estúdios Aardman, onde completou o filme “Dia de Folga”, apresentando Wallace e Gromit.

Junho de 2000 marcou o lançamento mundial da primeira longa-metragem de Park e Peter Lord, “A Fuga das Galinhas”, que solidificou os Estúdios Aardman no âmbito da animação.

Projectos como “Archie’s Concrete Nightmare” (1975), “A Matter of Loaf and Death” (2008) e “Wallace and Gromit’s World of Invention” (2010) foram todos transmitidos pelo canal de televisão BBC One.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This