monstra_2018

Nick Park dos estúdios Aardman na MONSTRA 2018

Realizador vem a Portugal para promover a sua mais recente produção, o filme “A Idade da Pedra”

O filme “A Idade Da Pedra” (Early Man), realizado por Nick Park (vencedor de quatro Óscares® da Academia) e produzido pelos britânicos Aardman Studios, tem antestreia na 18ª edição do Festival MONSTRA e estreia nas salas de cinema nacionais no dia 8 de Março.

Nick Park vem a Portugal para apresentar e promover o seu mais recente projecto A IDADE DA PEDRA, que demorou mais de um ano e meio a produzir e contou com uma equipa de mais de 30 animadores e 270 fantoches para levar a cabo aquela que é a maior produção alguma vez montada pela Aardman.

No dia 9 de Março, Nick Park vai protagonizar uma talk no Festival Monstra sobre o seu trabalho como realizador de animação, nomeadamente sobre duas das suas mais emblemáticas obras: “Creature Comforts” e “Wrong Trousers”, pelas quais recebeu os primeiros Óscares. Esta talk vai ter lugar no Cinema São Jorge, no dia 10 de Março, às 15h. Inscrições através de monstrafestival.com/talks/

Na equipa de Nick Park está um português, Emanuel Nevado, um dos animadores que dá vida às personagens de “A Idade Da Pedra”, que regressa a Portugal para uma masterclass inserida na programação do Festival MONSTRA, destinada exclusivamente a alunos/ professores com projectos de stop motion. A masterclass com Emanuel Nevado terá lugar no dia 9 de março, às 10h, na Universidade Lusófona. Inscrições através de monstrafestival.com/masterclasses/

“A Idade Da Pedra” conta a história do corajoso herói Dug, um homem das cavernas destemido e aventureiro que consegue unir a sua pacata tribo da Idade da Pedra para lutar numa batalha contra os poderosos inimigos da Idade do Bronze, liderados por Lord Nooth.

Este filme, que é a maior produção alguma vez montada pela Aardman, promete conduzir miúdos e graúdos numa emocionante viagem até à pré-história, marcada pela coragem, pela união e pela amizade.

SINOPSE
No início dos tempos, quando criaturas pré-históricas percorriam a terra, Dug, um homem das cavernas, consegue unir a sua tribo contra a poderosa Idade do Bronze numa batalha para vencê-los no seu próprio jogo.

“A Idade Da Pedra” assinala também o regresso de Nick Park, o realizador vencedor de 4 Óscares®, responsável por filmes como “A Fuga das Galinhas” e “Wallace & Gromit: A Maldição do Coelho Homem”.

Versão original conta com vozes de Tom Hiddleston (Lord Nooth), Eddie Redmayne (Dug), Maisie Williams (Leona) e Timothy Spall (Chefe Bobnar). Versão Portuguesa com as vozes de Mariana Cabral/Bumba na Fofinha (Leona), José Pedro Vasconcelos (Dug), David Fonseca (Lord Nooth) e Eduardo Madeira (Chefe Bobnar).

SOBRE EMANUEL NEVADO
Animador stop motion nascido em Leiria. Licenciado em Musicologia, fez os seus primeiros projectos independentes de animação em Lisboa. Em 2013 concluiu o Master em Animação e Direcção de Stop Motion em Barcelona e em 2014 obteve o prestigiado Certificate in Character Animation pela NFTS-Aardman em Bristol.

Nos últimos anos trabalhou como Animador para a Aardman Animations e para a Disney, tendo também feito publicidade para o Channel 4 Inglês e a TV3 Espanhola.

Vive e trabalha em Bristol onde recentemente terminou a rodagem do filme “Early Man” de Nick Park.

SOBRE NICK PARK
O realizador e produtor Nick Park, vencedor de quatro Óscares®, três na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação – “Creature Comforts” (1989), “As Calças Erradas” (1993) e “A Close Shave” (1995) e, mais recentemente, na categoria de Melhor Filme de Animação, atribuído a “A Maldição do Coelhomem” (2006). Estes quatro filmes foram criados e produzidos nos Estúdios Aardman, que Park co-dirige com os fundadores Peter Lord e David Sproxton.

Park revelou interesse pela animação em criança, tendo começado a fazer filmes no sótão da casa dos pais, aos 13 anos. Licenciou-se em Artes da Comunicação na Escola de Artes de Sheffield, em 1980, e ingressou posteriormente na National Film & Television School, em Beaconsfield, Inglaterra. Em 1985 junta-se aos estúdios Aardman, onde completou o filme “Dia de Folga”, apresentando Wallace e Gromit.

Junho de 2000 marcou o lançamento mundial da primeira longa-metragem de Park e Peter Lord, “A Fuga das Galinhas”, que solidificou os Estúdios Aardman no âmbito da animação.

Projectos como “Archie’s Concrete Nightmare” (1975), “A Matter of Loaf and Death” (2008) e “Wallace and Gromit’s World of Invention” (2010) foram todos transmitidos pelo canal de televisão BBC One.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This