Noite às Novas

A Galeria Zé dos Bois promove no dia 26 de Março uma noite dedicada a 3 novos projectos que apenas têm em comum a inconformidade.

A ZDBmüzique apresenta no dia 26 de Fevereiro a Noite às Novas com três novas bandas nacionais. Danye77a, Miss Lolly Lab e Sandra: três possíveis propostas do selo discográfico da Zé dos Bois, ZDBmüzique. Três projectos locais que se procuram mover no campo da música urbana, longe da linearidade e de ortodoxias.

Danye77a apresenta k7, espectáculo performativo em que contribuem Kako (som) e Edgar M (vídeo). Música edificada a partir da casa e do instinto primeiro e básico, partilha de um universo pessoal e nu, da intimidade do quarto para os tímpanos do público. O trabalho de voz é feito de aparentes verbalizações internas, tão primitivas como a electrónica usada neste projecto. Uma digitalização e transfiguração de uma solidão e de um real em música, reflectidas num espelho partido.

O projecto Miss Lolly, composto por Sérgio Lemos e Cláudia Teixeira aposta no Rock e electrónica em temas curtos e incisivos. Depois de integrar o projecto Dr. Frankenstein e de actualmente ser elemento dos Lolly and Brains, Great Lesbian Show e Duendes do Umbigo, Sérgio Lemos tem vindo desde 2002 a explorar abordagens à música electrónica conjugando-a com elementos rock. Deste processo surgiu Miss Lolly Lab. Cláudia Teixeira integrou o projecto mais tarde, assumindo também a composição e vocalização de alguns temas.

O trio Sandra, constituído por Miguel Bernardo (clarinete), Sandra Cachaço (voz e bateria) e Rafael del Pozo (guitarra) cria música informada pelas bases cruas do rock, despidas, deixadas a pouco mais que a sua matriz original. Repetição e incompetência como força motriz são ideias chave. A caótica bateria é movida por uma arritmia interna, própria da inocência na abordagem a um instrumento desconhecido. A estruturação das peças é feita pela pouco habitual junção de uma guitarra e de um clarinete, que lançam riffs minimais, crus tanto no plano sonoro como na sua composição. As vocalizações são todas feitas em alemão por Sandra Cachaço, num registo imaginário de Marlene Dietriech em noite de copos com membros da Magic Band de Captain Beefheart.

Aqui têm mais uma sugestão para preencherem a vossa noite de sexta-feira no dia 26 de Março. Uma ida ao Bairro Alto, uns copos, dois dedos de conversa e muita nova música portuguesa.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This