“O estranho caso de Sebastião Moncada” | João Pedro Marques

“O estranho caso de Sebastião Moncada” | João Pedro Marques

Uma excelente lição de história

O estranho caso de Sebastião Moncada” (Porto Editora, 2014), da autoria de João Pedro Marques, tem como cenário dominante um dos períodos mais conturbados da história de Portugal, nem sempre conhecido de todos: as Guerras Liberais.

Cruzando histórias de amor (im)possível – entre Sebastião e Francisca ou Mateus e Luísa – com o mistério que paira sobre mortes que se vão somando e parecem estar estranhamente ligadas, o autor descreve gestos heróicos de personagens nem sempre nobres na sua vida anterior, contrapondo-os a actos de cobardia de quem se esperava coragem num cenário de guerra.

Trata-se de uma viagem pelo Norte e pelo Porto do séc. XIX, pelas suas gentes, dos poderosos aos pobres, dos padres aos morgados, mas também ao lado mais profundo destes seres, que nos mostram os seus medos, a sua dor, o seu prazer, os seus segredos e maldições.

A investigação e a solução para o mistério estará nas mãos de Mateus Vilaverde, um destemido oficial da guarda real movido por um instinto detectivesco, por vezes perturbado pela sua conturbada vida amorosa.

Percorrido por um enredo em forma de mistério e adocicado com uma boa dose de romantismo, “O estranho caso de Sebastião Moncada” lê-se como uma excelente lição de história.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This