OPTIMUS ALIVE’12 // 15 JULHO // NOVIDADES PALCO OPTIMUS CLUBBING

Seth Troxler, Moullinex + Xinobi, Carbon Airways, B Fachada, Márcia, Best Youth e Laia, são as bandas confirmadas para o Palco Optimus Clubbing, dia 15 de Julho. Nomes da electrónica mundial, lado a lado com grandes promessas, ou mesmo certezas, da música nacional.

O norte-americano Seth Troxler pegou na música electrónica há 10 anos e nunca mais a largou. Parceiro de discos de Tiga, na Turbo Arena, mistura, como poucos, o House nas suas mais variadas vertentes, do Deep ao Tech, passando pelo minimal.

Moullinex e Xinobi são dois dos mais profícuos produtores portugueses. Fundadores da Discotexas, uma das mais interessantes editoras nacionais, gostam de se juntar para noites de arromba, como vai certamente ser a última noite do Optimus Alive’12.

Os Carbon Airways são Enguérand e Éléonore Fernese, dois irmãos franceses de 14 e 15 anos, respectivamente, que aprenderam a tocar violino e violoncelo com 7 anos. Aos 13 descobrem a música electrónica e a história muda. Com o primeiro EP, “Shake Your Rage”, chamaram de imediato a atenção da indústria musical francesa e preparam-se agora para tomar o mundo.

Porventura o mais aclamado, reconhecido e prolífico escritor de canções da sua geração, B Fachada editou 10 discos em 5 anos. Agora, à semelhança do ensaiado em 2010 com “Há Festa na Moradia” e em 2011 com “Deus, Pátria e Família”, cumpre o seu programa de delírio estival com “Criôlo”, possivelmente o seu álbum melodicamente mais imediato, ritmicamente mais social e processualmente mais simples de sempre, de corpo e alma apontado aos terreiros e às pistas de dança, sem por um segundo perder uma vibrante, distinta e fracturante assinatura. E é este “Criôlo” que irá estrear ao vivo no Optimus Alive.

Márcia é uma das maiores revelações da música portuguesa nos últimos anos, desde a inclusão de “A Pele que há em mim” no Fnac Novos Talentos 2009. Demorou apenas um ano para editar o primeiro disco, “Dá” (2010), mas foi com a nova versão de “A Pele que há em mim”, com JP Simões, que se tornou um nome incontornável da nova música nacional.

Os Best Youth são um duo formado por Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas. Escrevem canções com uma sonoridade entre o pop-rock e a electrónica onde a melodia, a harmonia e o ritmo são palavras de ordem. Em 2011 lançam o EP “Winterlies” em antecipação do álbum de estreia que estão a preparar. Recentemente a revista francesa “Les Inrockuptibles” colocou os Best Youth entre as 5 melhores apostas para 2012.

Os Laia eram 2 e agora são 5. Tinham um álbum, “viva jesus e mais alguém” (2009), e agora têm dois, “Sogra” (2012). Misturam o Pós-Rock e a música tradicional portuguesa, como se estes dois mundos nunca tivessem estado separados. Usam guitarras eléctricas e adufes, baixos com distorção e guitarra portuguesa. Ao vivo, tudo isto é rock.

Artistas Confirmados: Aeroplane (DJ Set), Art Department, AWOLNATION, B Fachada, Best Youth, Big Deal, Blasted Mechanism, Brodinski (DJ Set), Buraka Som Sistema, Busy P (DJ Set), Carbon Airways, Caribou, Club Cheval (DJ Set), Danko Jones, Death in Vegas, Dum Dum Girls, Eli “Paperboy” Reed, Florence + The Machine, Gesaffelstein (Live), Guy Gerber (Live), Here We Go Magic, James Murphy & Pat Mahoney (Special Disco Version), Justice (Live), Katy B, Laia, Lisa Hannigan, LMFAO, Logo (Live), Márcia, Mazzy Star, Metronomy, Miles Kane, Miss Kittin, MIUDA, Moullinex + Xinobi, Mumford & Sons, Noah and the Whale, Planningtorock, PAUS, Radiohead, Refused, Rory Phillips (DJ Set), Santigold, SBTRKT, SebastiAn (Live), Seth Troxler, Shonky & Dan Ghenacia, Snow Patrol, The Antlers, The Cure, The Kills, The Kooks, The Maccabees, The Parkinsons, The Stone Roses, Tricky performing Maxinquaye com Martina Topley-Bird, Visionquest, Warpaint, We Trust e Zola Jesus.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This