Philantra 2012 – Festival de Arte Independente da Póvoa de Varzim

“Um ano após o início desta nova aventura d’ A Filantrópica, cooperativa cultural da Póvoa de Varzim, o Philantra Festival de Arte Independente chega à sua segunda edição. Mais reduzido, mas também mais concentrado e programaticamente mais claro. Quatro dias, quatro universos que se cruzam. Artes Plásticas, Teatro, Música e Cinema. Paisagens que A Filantrópica, ao longo da sua rica história, soube sempre preencher e cultivar, colhendo agora os frutos que dedica à Póvoa de Varzim.

Oferecer à comunidade poveira, ao longo deste festival, uma programação cultural diversificada, dirigida a vários públicos alvo, com diferentes linguagens e meios artísticos, profundamente ligada a esse conceito fundamental de independência (procurando-se sempre dar espaço e palco aos intervenientes artísticos e culturais que muitas vezes não os têm) continua a ser a nossa primeira preocupação. Esperamos (e se o sucedido o ano passado servir de exemplo, assim será) que essa mesma comunidade reaja de uma forma igualmente entusiástica e abrace as propostas que agora apresentamos.

O ano de 2012 é para o Philantra e para A Filantrópica, como provavelmente deveria ser para o país: um ano de mudanças, mas não um ano de desistências, de abaixamento de critérios, de vazio. Muito embora os desafios que se nos apresentam sejam os mesmos do ano passado (mais agudizados), o espírito que nos move mantém-se inalterado. Mais do que nunca, é necessário potenciar o que de melhor temos e sabemos fazer, e o apoio à Arte (no nosso caso Independente) é um eixo sobre o qual deve girar uma profunda reflexão sobre o ponto em que nos encontramos e para onde pretendemos ir.”

A Comissão Organizadora do Philantra – Festival de Arte Independente

6 a 9 de setembro
A Filantrópica, Póvoa de Varzim

Programação completa aqui.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This