Phono 05

Nova música portuguesa na Fonoteca Municipal de Lisboa.

Phono 05 é o nome do espectáculo que visa dar a oportunidade a cinco jovens bandas portuguesas, relativamente desconhecidas do público, de poderem apresentar o seu trabalho. A iniciativa vai decorrer entre 22 e 26 de Novembro na Fonoteca Municipal de Lisboa.

Logo no primeiro dia de espectáculo actuam os Eroscópio, um projecto musical que surgiu em Beja, em 2004, pelas mãos do ex-Anonimato Paulo Ribeiro (guitarra acústica) e o actor/performer António Revez (voz/interpretação). Só mais tarde o projecto se alargou a Marco Cesário (Zedisaneonlight), João Rosa (Ho Chi Min), César Silveira (Virgem Suta) e Manuel Nobre (ex-Anonimato) na bateria, guitarra eléctrica, piano/teclados e baixo, respectivamente. Dando voz às palavras de Eugénio de Andrade, Al Berto, Natália Correia, Manuel Alegre, entre muitos outros poetas portugueses, os Eroscópio vêm contribuir para a divulgação da literatura portuguesa.

Já a 23 de Novembro será a vez da Orquestrinha de Terror tomar conta do palco da Fonoteca. O grupo composto por Bruno Pernadas (guitarra clássica/teclado/bateria), David Leitão (baixo/concertina/guitarra clássica), Fernando Romão (clarinete soprano), Ricardo Ribeiro (clarinetes baixo e soprano/sax soprano), Tiago Gandra (percussões/bateria) e Baltazar Molina (percussões/bateria/baixo), autodefine-se como uma banda de Música Cinematográfica. O motivo é a variedade de influências artísticas dos elementos da banda, que passam pela música, cinema, dança, artes plásticas, malabarismo, teatro e literatura. O nome da banda surgiu em 2003 depois de um grupo de amigos ter resolvido transformar as suas experiências e os seus convívios em música. Já têm alguma experiência em palco. Destacam-se os concertos na Galeria Zé dos Bois, Feira do Livro de Sintra, no Termómetro Unplugged, Caldas Late Night promovido pelo ESAD, nas Caldas da Rainha, e, em Santarém, na Bienal de Palhaços Luso-Brasileira.

Prontos para surpreender a 24 de Novembro vão estar os Bicho de 7 cabeças, um projecto de música original cantada em português que surge da mistura entre o universo folclórico e popular (balada de Coimbra, romances de Trás-os-Montes e Minho e canções tradicionais das Beiras) e as diferentes tradições musicais do mundo, como o tango, valsa, morna, musette e a milonga.

Dos inúmeros sítios onde a banda já actuou, destacam-se o Museu do Fado e da Guitarra Portuguesa, os ciclos de música da Hemeroteca Municipal de Lisboa, a homenagem a Carlos Paredes organizada pela Escola Carlos Paredes, a Associação Abril em Maio, o Santiago Alquimista, as Jornadas Europeias do Património em Aviz e a Citè International Universitaire de Paris.

Artur Serra (voz), Pedro Martins (Guitarra/voz), Patrícia Martins (acordeão mágico), Marina Hasselberg (violoncelo), Luís Martins/Carlos Penedo (guitarra) e Luís Fernandes (percussões) são os elementos do grupo.

A vez do grupo Novembro surge no dia seguinte. Um projecto onde o fado e a música pop alternativa se misturam através dos acordes de guitarra portuguesa (João Pécurto), bateria (Mark Harding) e uma intensa voz portuguesa (Miguel Filipe).

A encerrar o Phono 05 actua a banda New Connection, um projecto musical difícil de definir que passa pelo pop, acid, soft, rock cantado em inglês, francês, alemão e português, com influências goesas e não só. Deste grupo fazem parte Sandra Cachaço (voz), Gonçalo Leitão (guitarra eléctrica), o ex-Coty Cream António Ramos (saxofone/guitarra eléctrica), Jorge Nunes (bateria) e Pedro Nunes (baixo).

Já actuaram no teatro A Barraca (Lisboa), no Lótus Bar (Cascais), no Centro Cultural da Malaposta (Odivelas), no Netjazzcafé/Chapitô (Lisboa), entre outros. Além disso, contam também com várias referências na comunicação social em geral, com destaque para o título de Maqueta da Semana no Blitz e as aparições nos programas Cabaret da Coxa (Sic Radical) e XPTO (NTV).

Eroscópio, Orquestrinha de Terror, Bicho de 7 cabeças, Novembro, New Connection foram as cinco bandas seleccionadas para participar nesta iniciativa que prevê, além de um concerto, a gravação de um cd com dois temas de cada uma das bandas seleccionadas. As bandas suplentes são Become Not, Monsieur Couchon, Sutzu, O Gajo do Andar de Baixo e Pump.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This