Pop Up Store by arte assinada inaugura instalação “Fátima in Love”

No dia 13 de setembro de 2012, em paralelo com o evento Vogue Fashion’s Night Out, a loja/laboratório de ideias Pop Up Store by arte assinada, acolhe o projeto “Fátima in Love”, instalação artística que reúne 30 peças cerâmicas de autor das artistas Lígia e Raquel Carteiro, designer e artista plástica, respetivamente. Dispostas no espaço, todas as peças em porcelana fina assumem a função de iluminação desta ideia, no entanto cada peça funciona de forma autónoma como um candeeiro e podem ser adquiridas no próprio espaço. A instalação propõe a visualização de 10 formas diferentes de candeeiros, com dimensões (variáveis) de cerca de 20x20x20 cm. Cada peça tem uma edição limitada de 15 unidades devidamente seriadas e assinadas pelas autoras.

A exposição/instalação estará patente no espaço Pop Up Store by arte assinada até ao dia 31 de outubro de 2012.

Sobre “Fátima in Love”

Numa era de grandes transformações ideológicas outros valores se levantam. Procuramos na insaciável velocidade de consumo, a paz, a leveza e a entrega absoluta ao sagrado da inocência. “Fátima in Love” é sobretudo um trabalho sobre as coisas sagradas, coisas que significam e às quais entregamos um valor de espírito, uma necessidade que urge a cada dia que passa. Procuramos expurgar os males e canalizar o positivo, numa força mental que confere poder e boa energia.

Não conseguimos ficar indiferentes ao culto de Fátima; grandes e disformes velas, partes humanas que são compradas e queimadas consoante o mal a combater, numa mistura bruta de ceras significantes. É nesta união tão intensa de corpos ardentes de fé que surgiu o nosso estímulo para este trabalho em cerâmica.

A porcelana, material fino e resistente que modela as peças, permite a extraordinária e merecedora pureza que as identificam pela sua brancura, a luz. Acendemos a fé para não perdermos a promessa da esperança. Pretendemos que estes objectos de culto contenham essa clareza simbólica a partir da sua mensagem inerente, reflexiva e transformadora.

Sobre as artistas Lígia e Raquel Carteiro

Lígia Diogo Carteiro, nasceu em Lisboa  a 1978.  Licenciou-se em Design de Cerâmica e Vidro na ESAD Caldas da Rainha em 2003. Estudou o mesmo curso na University of Central England, Birmingham, onde aprofundou matérias como Design em Contexto, História da Arte e Fotografia. Realizou o curso de Escultura Cerâmica no CENCAL. Foi seleccionada para o programa Design+, Centro Português de Design em 2007. No mesmo ano expôs na Feira Internacional de Design em Milão, Barcelona e em Lisboa. Em 2008 o seu trabalho esteve presente na Expo Saragoça no Pavilhão de Portugal. Desenhou em vários materiais para a marca Alma Lusa e colaborou com o congresso europeu da Estée Lauder. Apresentou projectos para empresas como a Bonvida e Vista Alegre. Produto seleccionado para exibição em selos dos CTT. Peças em lojas de design, Vinçon em Barcelona, Frankform em Estocolmo e TemaHome em Lisboa. Actualmente realiza mestrado em Ensino das Artes Visuais.

Raquel Diogo Carteiro, nasceu em Lisboa em 1981, onde vive. Formou-se em Artes Plásticas na ESAD das Caldas da Rainha, 2007. Frequentou a Hogeschool voor Wetenschap & kunts Sint Lucas, Gent, Bélgica, onde aprofundou os seus conhecimentos em fotografia e vídeo arte. Colaborou e participou em várias exposições colectivas e individuais no decorrer dos seus estudos; foi convidada a expor no espaço fluxus em Gent, Bélgica, performance e vídeo; no festival Lisbon Village Festival, foi convidada a representar a ESAD Caldas da Rainha  com trabalhos de vídeo arte em “the next big thing”. Foi seleccionada na categoria de Artes Plásticas em vídeo arte no concurso Jovens Criadores.

Estudou na Independent Art School of Visual Arts MauMaus em Lisboa, onde trabalhou e aprofundou os seus conhecimentos em curadoria e crítica de arte contemporânea. Actualmente colabora com a artista plástica Ana Pérez Quiroga, executando trabalhos nas mais variadas áreas para concepção artística. Recentemente foi seleccionada para a residência do Laboratório de Criação Digital integrada na Capital Europeia da Cultura em Guimarães.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This