Jardins da América

A exposição de pintura recente do artista Nikias Skapinakis na Galeria Fernando Santos, no Porto, até dia 2 de Março.

Até ao dia 2 de Março é possível ver, na Galeria Fernando Santos, no Porto as pinturas recentes de Nikias Skapinakis. Esta exposição é acompanhada pela edição de um livro onde é publicado um texto de Bernardo Pinto de Almeida, um poema inédito de José Gomes Ferreira e um texto do próprio artista.

Nikias Skapinakis é um artista de ascendência grega e nasceu em Lisboa em 1931 onde vive e trabalha. Começou por frequentar o curso de arquitectura, mas veio a abandoná-lo para se dedicar inteiramente à pintura. O seu percurso iniciou-se me 1948, nas Exposições Gerais de Artes Plásticas, e, desde então participou em inúmeras exposições colectivas em Portugal e no estrangeiro e já realizou imensas exposições individuais. Também é conhecido pela publicação de alguns textos críticos em diversos jornais e revistas.

Começou por expor em 1948, nas Exposições Gerais de Artes Plásticas. Desde aí, o seu trabalho já passou pela pintura a óleo, a sua actividade dominante, a litografia, a serigrafia e a ilustração de livros. Entre os seus inúmeros trabalhos conta-se litografias executadas para o Congresso de Psicanálise de Línguas Românicas (1968) e para o Cinquentenário do Banco Português do Atlântico (1969). É autor de um dos painéis do Café «A Brasileira do Chiado» e participou na execução do painel comemorativo do 10 de Junho de 1974. Entre outras obras, ilustrou “Quando os Lobos Uivam”, de Aquilino Ribeiro (Livraria Bertrand, 1958) e “Andamento Holandês”, de Vitorino Nemésio (Imprensa Nacional, 1983). A lista é extensa.

Nikias Skapinakis recebeu, igualmente, uma série de reconhecimentos ao longo da sua carreira que aumentam ainda mais o valor das suas obras. Entre estes estão a Bolsa Malhoa da Sociedade Nacional de Belas-Artes, um subsídio para investigação por parte da Fundação Calouste Gulbenkian e o prémio da crítica A.I.C.A. – S.E.C. em 1990.

Para quem desconhece a galeria, aqui fica a morada e contacto:

Galeria Fernando Santos
Rua Miguel Bombarda, 526/536
Porto.
22 606 10 90



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This