Porto Cartoon

Enquanto as obras da 6ª edição do certame estão em exposição em Lisboa, encontram-se abertas as inscrições para a edição de 2005 do prestigiado festival.

Considerado pela associação mundial de cartunistas, um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, o PortoCartoon já vai na sua sétima edição e promete, mais uma vez, divulgar o melhor que se faz no mundo do cartoon.

A edição deste ano tem como tema “Humor e Sociedade”, em homenagem ao trabalho dos artistas a nível mundial e a Rafael Bordalo Pinheiro, que há 130 anos criou a famosa figura do “Zé Povinho”, e as inscrições encontram-se abertas a quem quiser participar num dos maiores certames a nível mundial.

Todos os anos, com temas de impacto internacional escolhidos em sintonia com as designações da UNESCO, o PortoCartoon recebe milhares de visitantes nas instalações do Museu Nacional da Imprensa (Porto) e nas diferentes cidades por onde passa a exposição.

Mas enquanto a edição de 2005 dá os primeiros passos, as obras do ano passado ainda se encontram expostas em Lisboa no átrio do Ministério das Finanças, até 31 de Janeiro. Nesta mostra podemos encontrar todas as obras a concurso e as grandes vencedoras do VI PortoCartoon que tinha como tema principal, mas não único, o “Desporto e Sociedade”.

O grande vencedor do concurso foi Grzegorz Szumowski da Polónia, com um trabalho sobre o terrorismo, enquanto o segundo prémio foi atribuído a Borislav Stankovic da Sérvia e Montenegro e o terceiro ex-aequo a Achille Superbi, de Itália, e a Michael Kountouris, da Grécia.

A exposição do VII PortoCartoon-World Festival será inaugurada em Junho e os trabalhos concorrentes ao festival devem ser remetidos para a Sede do Museu Nacional da Imprensa (E. N. 108 nº 206, 4300-316 Porto) até 28 de Fevereiro de 2005.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This