PORTUGAL REPRESENTADO POR 4 ARTISTAS NA STREAMING EGOS – IDENTIDADES DIGITAIS

André Alves, Claudia Fischer, Paulo Mendes e Pedro Portugal foram os quatro artistas portugueses seleccionados para participar no projecto da Streaming Egos – Identidades Digitais, uma iniciativa do Goethe-Institut, em cooperação com o Slow Media Institut de Bona e o NRW-Forum de Düsseldorf.

Streaming Egos tem como objectivo questionar, através de um olhar artístico, de que forma as nossas identidades se multiplicam e transformam no mundo digital e as implicações destas mudanças para a nossa representatividade real e imaginária. Envolvendo seis países europeus – Alemanha, Bélgica,Espanha, França, Itália e Portugal –  Streaming Egos conta com a  curadoria geral de Sabria David e com um co-curador nacional, lugar que foi preenchido, no caso português, a convite do Goethe-Institut Portugal,  pela professora universitária, curadora e crítica de arte Sandra Vieira Jürgens. Cada curador nacional convida artistas, criadores e autores de várias áreas a criar obras de arte e peças digitais sobre a questão da(s) identidade(s) digital(s).

Os projectos da curadoria portuguesa, realizados em parceria com a plataformaraum: residências artísticas online, intitula-se Geografias Mutantes, focando-se  na identidade colectiva, na representação e na identidade de Portugal e da Europa na era digital. Como se (auto)-representam a Europa, Portugal e os outros países europeus na cultura digital? Como nos damos a ver? Como vemos a Europa e os outros países europeus?

Concebidos especificamente para o meio digital pelos artistas plásticos André Alves, Claudia Fischer, Paulo Mendes e Pedro Portugal, os projectos envolvidos serão apresentados online, através da colaboração de uma equipa de designers do atelier v-a Studio.

apresentação do projecto português vai decorrer na quinta-feira, 14 de Janeiro, às 18h30, na Sala 1 da Fundação Calouste GulbenkianJá nos dias 16 e 17 de Janeiro decorrerá a apresentação internacional de Streaming Egos em Düsseldorf, na Alemanha,  na qual também participarão os quatro artistas portugueses. Neste evento, investigadores e utilizadores da web irão discutir e analisar formas de expressão artística e de criação de identidade na internet, tal como estratégias políticas à volta do tema ‘Identidade’.

Uma plataforma digital, disponível em http://blog.goethe.de/streamingegos/, com componentes da social web, possibilita o intercâmbio e a participação de todos os intervenientes e dos utilizadores.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This