projecto_Lisboa

Cinco exposições. Três locais. Para descobrir em Lisboa.

A capital recebe, entre 19 de Outubro e 13 de Janeiro, um projecto diferente. Reunindo cinco exposições em três locais diferentes, cada uma inaugurando e encerrando em datas separadas, “engloba diversos sub-projectos, com diferentes públicos-alvo, características e até objectivos específicos, possibilitando pela sua reunião um confluir de olhares e pontos de vista sobre Lisboa.” O projecto é uma acção conjunta do MEF – Movimento de Expressão Fotográfica e da Oficina de Fotografia do Departamento Acção Social da CML.

O projecto parte da observação da cidade Lisboa. Da sua localização, do seu cosmopolitismo, de ser (ter sido) a capital do Império, a sede do Poder, da cultura ou da Moda, do ser turística por natureza. Em suma, das suas múltiplas identidades.

A organização afirma que, apesar desta realidades, parece existir uma “imagem-chave” de Lisboa no imaginário colectivo português, composta pelos milhares de imagens de Lisboa que vimos, tantas vezes sem sequer nos darmos conta, no cinema, na televisão, nos jornais e revistas, nos livros de História, em outdoors ou panfletos publicitários. Estas imagens estão de tal forma marcadas em nós que condicionam a nossa própria percepção do espaço, dos lugares, e claro está, determinam a nossa “imagem de Lisboa” e da sua identidade, do(s) sentido(s) que assume para nós esta cidade. Quando falamos de “fotografar Lisboa”, um ou outro “cliché comum” aparece na mente de cada interlocutor, acordam estas imagens interiores conotadas com a “identidade pictórica” da cidade.

É sobre estas imagens que o projecto_Lisboa pretende trabalhar, para que cada espectador tenha a sua própria visão da cidade. Esta desconstrução é obtida através da confluência de olhares de todos os seus autores e das características específicas de cada um dos seus sub-projectos. Eliminar clichés é aquilo a que se propõe. Para que a cidade possa ser vista como que pela primeira vez na vida.

Ao todo, vinte fotógrafos trabalham temas ligados à capital. Além das exposições, prevê-se a edição do livro do projecto, lançado em fascículos, e com edição final encadernada, que pretende constituir-se como base de reflexão e reflexo da evolução dos trabalhos ao longo do ano e meio de duração do projecto.

A par deste trabalho desenvolveram-se uma série de projectos sociais, que procuraram democratizar o acesso à imagem, formar novos públicos e fomentar a constituição de interlocutores neste diálogo visual e de participantes activos na “sociedade da imagem” em que vivemos.

Fiquem com as exposições que constituem este interessante projecto. Qualquer “alfacinha de gema” irá, decerto, marcar presença.

Fotografia_de_Autor
Na Nave da Estufa Fria em Lisboa,
com inauguração dia 19 de Outubro,
aberta todos os dias das 9.00h às 16.30h, até 14 Novembro.
[Parque Eduardo VII, em Lisboa]

Fotógrafos_em_Marvila
Mansão de Marvila em Marvila Lisboa,
com inauguração no dia 26 de Outubro,
aberta todos os dias, até 26 de Novembro.
[Rua Direita de Marvila, nº 9, em Lisboa]

Fotografia_Aérea
Na Nave da Estufa Fria em Lisboa,
com inauguração dia 19 de Outubro,
aberta todos os dias das 9.00h às 16.30h, até 14 Novembro.
[Parque Eduardo VII, em Lisboa]

Imagine_Conceptuale III
No Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa,
com inauguração dia 7 de Novembro,
aberta de segunda a sexta, das 10h às 19h, até 13 de Janeiro.
[Rua da Palma, nº 246, Lisboa]

Do_Outro_Lado
No Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa,
com inauguração dia 7 de Novembro,
aberta de segunda a sexta, das 10h às 19h, até 13 de Janeiro.
[Rua da Palma, nº 246, Lisboa]



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This