Sara Robalo

Sara Robalo

À conversa com uma estudante de música lisboeta sediada em Londres

Sara Robalo, uma lisboeta sediada em Londres onde estuda música. Assim o decidiu com 18 anos devido à falta de oferta no que toca ao estudo de música contemporânea de forma a tornar o sonho de ser cantora realidade.

E como se diz na gíria, “Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce”. Apesar de haver partes deste ditado que não se podem comprovar, a verdade é que em Maio de 2012 Sara lança o seu primeiro EP com a produção de Glenn Skinner, que já colaborou com nomes como Lighthouse Family ou Boy George. “Our Tree” é o nome do trabalho composto por cinco músicas, caracterizadas pela forte presença da guitarra e da voz; os restantes instrumentos, apesar de presentes, estão realmente em segundo plano, embelezando e sustentando um pouco mais cada música.

“Our Tree” é um marco na sua vida e carreira, como a própria refere em conversa com a Rua de Baixo. Acrescentou ainda que a “música é uma constante da minha vida e o “sonho” é poder continuar a fazer aquilo de que mais gosto”.

Maioritariamente calmas, os temas relatam situações e sentimentos, cantados com uma voz que por vezes nos parece a de Skin (dos Skunk Anansie), sempre num registo melodioso e caloroso. São músicas que revelam uma maturidade musical elevada; um cuidado com os pormenores e as texturas tornam “Our Tree” um bom exemplo do que é lutar por um sonho e ser-se bem-sucedido com isso, tendo como recompensa até a presença numa série de TV de prime-time. A cantautora refere que é gratificante saber que existe quem aprecie o seu trabalho, e que só soube uns meses mais tarde que os seus temas passavam em “Hollyoaks” (nome da série de TV), quando o seu publisher lhe pagou os créditos de direito de autor!

Deste EP salientamos duas músicas, «Lesson One» e «Fear», apenas porque de alguma forma estas se destacaram das restantes. Apelativas ao ouvido, ficam a entoar e facilmente clicamos em repeat, principalmente em «Fear».

Sara virá a Portugal em breve, mas infelizmente a procura de espaços para tocar não tem sido fácil, não afastando no entanto a vontade de fazer uma pequena tour por cá. A própria faz o apelo: “Se algum dos leitores nos quiser proporcionar uma sala de espectáculos (mesmo que seja a vossa sala-de-estar!), lá estaremos de armas e bagagens!”.

Sara Robalo trabalha já num novo EP, testando por agora as novas músicas nos concertos que dá em terras de Sua Majestade para assim facilitar a escolha entre aquelas que melhores reacções recolhem. A ideia é começar a gravar no Outono e nós cá estaremos para ouvir as novidades.

Até lá, “Our Tree” está disponível e esperamos ansiosamente que as datas para os concertos em Portugal surjam em breve.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This