SHORTCUTZ LISBOA #102 + Sessão Especial Lusófona

Esta semana o Shortcutz Lisboa toma conta de duas das noites Lisboetas: a terça-feira como habitualmente, e também a sexta-feira com uma sessão especial na Universidade Lusófona, sob o tema “Filmes Independentes – Casos de Empreendedorismo”.Na sessão #102, a ter lugar no Bicaense Bar, estarão em competição: “Aqui Jaz a Minha Casa” de Rui Pilão e “Quadrado de Amor Bizarro” de Rui Esperança, curta que já passou pelo Shortcutz Porto.

A curta convidada desta semana é “A Ilha da Boa Vida” de Mercês Tomaz Gomes, exibida em 2007 no Festival Indie Lisboa, relata um dia na cidade de Mumbai, através da recolha e selecção de mais de 11 000 fotografias. Conta com inúmeras participações em Festivais Nacionais e Internacionais, e recebeu o prémio para Melhor Documentário Experimental no DOCUPÓLIS 2007, Festival Internacional de Documentário de Barcelona em 2007.

Curtas em competição:

“Aqui Jaz a Minha Casa” de Rui Pilão.
Acordar e sentir que este vai ser o seu último dia. Um olhar sobre a actualidade do território transmontano, as recordações e ilusões de outrora de um povo forte e nobre deixado ao abandono na sua orgulhosa terra.

“Quadrado de Amor Bizarro” de Rui Esperança.

Curta convidada:

“A Ilha da Boa Vida” de Mercês Tomaz Gomes.
Em Bombaim (hoje, Mumbai ) a rua é a casa dos seus habitantes : os inactivos , os que apesar de cercados tentam fugir, os que continuam a voltar . Neste documentário descobrimos as cenas da vida diária da cidade ao longo de um período de vinte e quatro horas : madrugada, manhã, tarde, anoitecer , noite e novamente o amanhecer . “Filmado” através de uma máquina fotográfica, e composto por mais de 11 000 fotografias , este filme é uma representação da cidade de um ponto de vista exterior enquanto visitante. Sequências de fotografia em time-lapse, acompanhadas de som ambiente, retratam cenas do quotidiano de Mumbai e seus habitantes , testemunhas perenes de uma presença humana tão efectiva quanto anónima.


Shortcutz Lisboa – Especial Universidade Lusófona 18 Maio

O Shortcutz Lisboa foi convidado pela Universidade Lusófona, para uma sessão especial, inserida na programação dos três dias do Cine Video Expo Lisbon, sob o tema “Filmes Independentes – Casos de Empreendedorismo”. Para além da exibição de quatro curtas-metragens que já passaram pelas nossas sessões, teremos como convidado especial Saúl Rafael da distribuidora Zon Lusomundo e elementos de todas as equipas, para uma conversa sobre o lugar que a curta-metragem ocupa e/ou poderá ocupar no futuro do cinema português.

A sessão tem início marcado para as 21h, com a exibição de:

“Assim, Assim” de Sérgio Graciano. (curta-metragem e trailer da longa-metragem)
“Bats in The Belfry” de João Alves.
“Shoot Me” de André Badalo
“Respira” de Telmo Vicente e Philip Rylatt.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This