T. NAKAMURA / A. NEUMANN / M. MOTA / D. WORM @ Serralves

Toshimaru Nakamura, Andrea Neumann, Manuel Mota e Daniel Worm são os convidados para uma colaboração inédita que reúne nomes internacionais e nacionais, três músicos com larga experiência em improvisação e um desenhador de luz.

Toshimaru Nakamura é um dos grandes nomes da improvisação electroacústica actual. Nakamura foi um dos fundadores do movimento reducionista japonês denominado Onkyo, ao lado de Taku Sugimoto, Tetuzi Akiyama ou Sachiko M, improvisadores cujo trabalho se caracteriza pela contenção e pelo foco em aspectos texturais.

A pianista Andrea Neumann iniciou em 1996 a sua actividade como improvisadora e compositora nas áreas da nova música e da experimentação. Neumann tem trabalhado intensamente numa área de contornos mais difusos, algures entre a composição e a improvisação. Entre os seus colaboradores mais habituais encontramos os músicos Annette Krebs, Ignaz Schick, Axel Dörner, Robin Hayward e Toshimaru Nakamura.

Manuel Mota é conhecido pela sua abordagem muito pessoal à guitarra. Enquanto improvisador participou em várias colaborações colectivas de improvisação envolvendo vários músicos e performers. Entre os seus colaboradores regulares encontramos Sei Miguel e a contrabaixista Margarida Garcia. Integra as formações das bandas Curia, Dru e dos Osso Exótico.

Daniel Worm já trabalhou em muitos palcos, assinando o desenho de luz de importantes companhias de teatro nacional como Teatro da Cornucópia e Teatro Praga. Worm trabalhou ainda com encenadores, coreógrafos e compositores como Constança Capdeville, Ricardo Pais, Nuno Carinhas, Lúcia Sigalho, Francisco Camacho, Clara Andermatt, Miguel Loureiro, John Romão e Patrícia Portela, entre muitos outros. Neste projecto de improvisação, o desafio a Worm coloca-se exactamente no deslizar do foco do ‘antes’ para o momento da performance.

Domingo 18 SET 2011, 19h00, Auditório de Serralves
Preçário
Bilhete normal: 7,50 euros
Bilhete Amigo de Serralves, estudante e maior de 65: 3,75 euros



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This