Trespass Trio + Joe McPhee – Ciclo ‘Isto é Jazz?’ na Culturgest

É já no dia 23 de maio que o Trespass Trio se junta à lenda viva do jazz, Joe McPhee, para mais um inesquecível concerto inserido no ciclo “Isto é jazz?”.

Originário da Suécia, o trio conta com a presença de Martin Küchen (saxofones alto e barítono), Per Zanussi (contrabaixo) e Raymond Strid (bateria), que, partilhando a mesma paixão pelo jazz, exploram várias vertentes do mesmo: adotam a energia identificatória do rock, assim como a rítmica e até o entendimento da melodia próprios da África ancestral, especialmente as que Küchen apreendeu numa frutuosa estadia na Guiné-Conakry.

«O que fazemos é jazz, sem dúvida, dado o instrumentário tradicional, dadas as nossas experiências passadas nessa área e muito mais, mas ao mesmo tempo… não é jazz. Será jazz do deserto? Jazz dos lagos da Suécia? Não sei, mas sei que por vezes tocamos free bop, uma mistura de free jazz e bebop. Fui suficientemente claro? Espero que não», diz Küchen, rindo-se.

O que tocam revela desde logo um espectro largo de possibilidades e ouvi-los tanto apela ao corpo, provocando o bater de pés e o abanar de cabeça do jazz mais groovy da atualidade, e dá vontade de perceber como é construída esta música que mexe assim connosco.

A presença de Joe McPhee é, sem dúvida, uma importante contribuição para o sucesso deste concerto! Figura pioneira do free jazz de cunho político, aquele que se identificou com o Black Power e com as lutas emancipatórias de Martin Luther King e Malcolm Z, trata-se de um dos mais fascinantes músicos dos últimos 40 anos, merecedor de um lugar na história do jazz livre, ao lado de John Coltrane, Ornette Coleman e Albert Ayler. Sobre a parceria com Joe McPhee, Martin Küchen diz, entusiasmado: “tenho a certeza de que a contribuição do Joe se fará sentir imensamente na música que apresentarmos em Portugal e que este será um momento muito especial para o Trespass Trio”.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This