rdb_artigo_zero2

Zero 2™

Em Lisboa, Joana Van Zeller, Miguel Coimbra e Mário Paulo Tavares Miguel apostam em mobiliário português de alta qualidade.

A ZERO2™ é uma marca de design com raízes em Lisboa, fundada em 2006, e cuja actividade visa o desenvolvimento de mobiliário português de alta qualidade, recorrendo a uma indústria de manufactura nacional diversificada. A principal área de intervenção desta marca é a edição de sofás, todavia a ZERO2™ tem vindo a formar parcerias com designers externos no sentido de ampliar a sua gama de produtos.

Joana Van Zeller e Miguel Coimbra são os fundadores, tendo recentemente adicionado à sua equipa residente o publicitário de formação Mário Paulo Tavares Miguel. Estes três elementos, curiosamente provenientes do mercado da publicidade e do marketing, têm nas suas mãos um projecto na área do design que é ambicioso e consciente de que poderá valorizar uma indústria nacional que sofre com a hegemonia das grandes marcas, que arrasam o mercado com preços tão baixos como a qualidade e a durabilidade dos produtos que comercializam. Ora, aqui a política é outra.

Para a ZERO2™ existem muitos factores que contribuem para o sucesso de uma marca. A atenção ao detalhe, a escolha rigorosa das matérias-primas e uma percepção inteligente da procura e características do mercado actual são, entre outros, os estandartes de um crescimento fundamentado. Para além disto, é a capacidade de acompanhar os processos de produção e uma selecção criteriosa dos seus fornecedores que os distinguem dos restantes.

E a sua preponderância no mercado é, de facto, reconhecida. Na sua maioria, os clientes da ZERO2™ são particulares, mas é de referir a sua presença no recentemente remodelado Lounge da TAP, no Aeroporto de Lisboa, para o qual desenvolveram sofás especificamente desenhados para este espaço, assim como forneceram produtos de catálogo para o Hotel dos Jerónimos, em Lisboa. Devo aqui destacar também a sua presença no restaurante da edição de 2007 da Casa Decor Chiado, projecto este da minha autoria e que ficou assim altamente valorizado, tendo intrigado inúmeras pessoas que perguntaram a origem dos sofás expostos.

A razão que me levou a escrever este artigo é baseada na experiência real que já tive com os produtos desta marca mas também com a necessidade a que me imponho de dar valor a indivíduos que merecem o reconhecimento público pelos seus feitos. É que sendo um profissional da área de design de interiores, tenho por norma a tendência para avaliar a qualidade de mobiliário mediante a sua ambição de conforto e aparência.

Posso garantir que o esforço pela produção de qualidade da ZERO2™ é altamente recompensador e que o grau de comodidade e sensação ao toque dos seus produtos é simplesmente fenomenal. Devo também assinalar a simplicidade das linhas estéticas modernistas impressas em cada uma das suas peças que, ao contrário do que muitos possam pensar, emergem de uma complexidade e maturação que poucos conseguem atingir.

Por outro lado, a atenção que devemos dar a esta marca prende-se não só com a qualidade dos seus produtos, mas também com a perspectiva de complementarização do seu espírito enquanto empresa socialmente responsável. Se soubermos que estes designers têm uma preocupação constante com o cumprimento de regras ambientais e de segurança em fases de produção podemos considerá-los quase como uma das poucas excepções à regra, em Portugal.

É que, infelizmente, a grande maioria da nossa pequena indústria ainda não está ainda sensibilizada para estas condicionantes. Ora, a competitividade é uma guerra com várias frentes, e esta é sem dúvida uma delas. Cabe muitas vezes aos activistas silenciosos o papel de promoverem a evolução dos seus próprios fornecedores, e a ZERO2™ é uma das provas vivas de que isto é possível.

Para finalizar, devo dizer que me sinto absolutamente orgulhoso por saber que esta marca é portuguesa e que desejo muito sucesso na sua conquista pelo mercado nacional e internacional. Será sem dúvida merecido!



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This