Temahome – Uma marca portuguesa no mundo

Temahome

Uma marca portuguesa no mundo

É reconfortante saber que há marcas portuguesas sólidas no mercado internacional, marcas sobriamente consistentes que reforçam a nossa imagem e ajudam a testar o terreno para os próximos que vierem. A Temahome tem lojas no Canadá, nos Estados Unidos, em França, Alemanha, Reino Unido, já tendo chegado a territórios mais distantes como a Jamaica e o Japão está portanto presente em 49 países. São este o tipo de notícias que deviam passar nos telejornais.

Estávamos em 1981 quando uma empresa norueguesa e uma portuguesa decidiram dar forma à “Norema”, uma empresa de mobiliário que aliava a capacidade tecnológica norueguesa à capacidade de trabalho portuguesa. A ideia inicial foi a entidade fornecer empresas como a IKEA, as quais lidavam directamente com os clientes finais mas, entretanto, através da evolução do mercado, surgiram os mercados da China e dos países do leste, o que forçou uma alteração de estratégias.

Para se manter a organização teve de se adaptar e renovar. O seu papel de fornecedor foi revisto e criou-se uma marca própria que a partir de 2006, e através da liderança de Stephan Morais, apostou na inovação e design, elevando a marca a outros patamares. Esta mudança de estratégia foi fundamental para o sucesso posterior, incluindo a expansão para outros mercados mais concorridos.

A marca ganhou um estilo de vida próprio e a postura acabou por ser recompensada com prémios como o do DME (Design Management Europe) em 2009.

Este organismo premeia anualmente as organizações que utilizam o Design como o seu motor de combustão. O Design não se restringe assim a um departamento específico mas espalha-se por todos os ramos. O Design é utilizado nos interiores das instalações da empresa, é utilizado na comunicação com os clientes, é utilizado em todos os sistemas e processos envolventes, o Design torna-se uma ferramenta empresarial para todo o tipo de acções e desenvolvimentos que sejam necessários de seguir ou alterar. Foi a implementação sistemática por parte da Temahome, do design na estratégia e nas operações do negócio que foi premiada.

Temahome - Uma marca portuguesa no mundo

Actualmente a Temahome é uma das Embaixatrizes do Design Português apresentando um design de influência escandinava, com linhas direitas e minimalistas. As várias divisões das potenciais nossas casas são recriadas por, entre outros, Filipe Alarcão, Fernando Brízio e Miguel Vieira Baptista, designers que pensam em cadeiras, estantes, mesas, sofás, candeeiros e aparadores de assimetria equibrada e cores claras. De produção localizada em Tomar, este emblema do design consegue que os que lá trabalham sejam uns apaixonados pela filosofia da marca. A base da sua força pode bem assentar neste pormenor.

 



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This