rdb_pedrita_header

Pedrita e a Make it Better

Mobiliário sustentável nacional

A linha Studio é um produto desenvolvido pelo estúdio de design Pedrita e que foi recentemente editado pela Make it, uma linha de mobiliário de Kit criada em 2005 pela Movelpartes. Todavia, a génese desta edição, que contempla outros produtos desenhados pelos Pedrita e por outros designers de renome, têm como base um novo conceito: a Make it Better.

Esta nova linha criada em 2009 nasce de um objectivo de incrementação da marca e posicionamento global que, em associação com a Carbono Zero® procuram o desenvolvimento e aprimoração de um segmento de produtos low-cost e que tenha em conta a sustentabilidade ao nível das emissões de carbono e redução de recursos e processos de produção.

A intervenção dos Pedrita neste projecto e, em particular, o desenvolvimento deste produto teve em conta diversos factores que afectam várias frentes na dinâmica produtiva e de consumo. Desde o planeamento da embalagem e redimensionamento do ciclo de proveniência das matérias-primas, até ao resultado de assemblagem de uma peça que o público deverá montar no seu próprio espaço, o pensamento conceptual desta linha de mobiliário está ligado a uma corrente pró-ambiental que, ao respeitar diversas regras e por consequência, minoriza o custo final do objecto e os meios de logística associados à comercialização do mesmo.

Para além disso, a solução apresentada visa corresponder ao briefing inicial e que contempla o plano emocional, estético e funcional associado aos consumidores no qual se questionam as alterações constantes da necessidade de aquisição, objectivos do produto e o local onde este se vai inserir. As exigências e as tendências e dos novos grupos sociais foram certamente tomadas em conta, numa altura em que os humores do comprador são muitas vezes polarizados entre a simples compra e a opção prática e com fim à sua utilização.

Pedrita é um estúdio de Design formado por Rita João e Pedro Ferreira que desde 2005 se têm vindo a afirmar no mercado nacional e internacional, tendo já colaborado com um grande número de instituições e agências criativas no desenvolvimento de projectos especiais que merecem certamente destaque. Da sua especialização em Design de Produto até à apresentação de trabalhos numa esfera mais envolvente e interventiva, os Pedrita procuram uma base de ligação em rede trabalhando com equipas multidisciplinares com o intuito de gerar em si mesmos e nos outros um espírito de constante procura e inovação, no qual procuram resolver problemas de diversas escalas e manter acesa a discussão sobre as problemáticas de ordem projectual. 
Um dos principais elementos de motivação neste estúdio é a projecção do Design na sociedade e indústria, mesmo em áreas onde a sua intervenção continua longe de ser um recurso e onde existem ainda muitos nichos de colaboração por explorar. É com esta mentalidade que os Pedrita têm vindo a incrementar no seu quotidiano a realização de projectos autopropostos, onde procuram sensibilizar os promotores da importância do design nos seus produtos.

A Movelpartes é uma empresa dedicada à produção de kits mobiliário e componentes que surge em 1989 e que fornece as principais lojas de bricolage em Portugal. Em 2005 criaram a “Make it”, uma linha de mobiliário destinada às grandes superfícies e que suportava um conceito de baixo-custo tanto na produção como no produto final. Mas tarde, em 2009, a Movelpartes convidou Guta Moura Guedes como parceira em Design Estratégico e direcção artística, com o objectivo de modernizar a sua intervenção no mercado e reassumir uma posição de liderança na área de venda a retalho.

A Carbonozero® é uma marca que actua na área da redução de emissões de carbono e cuja actividade se baseia num papel de responsabilidade ambiental que os mesmos procuram estabelecer na sociedade portuguesa através da certificação, colaborando com empresas de diversos ramos de actividade, oferecendo a contabilização de emissões de gases com efeito de estufa e a sua posterior redução por via da compensação, através da atribuição de créditos de carbono que se revertem numa bolsa de compensação que apoia projectos de qualidade pertencentes a vários quadrantes activos nacionais.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This