rdb_NEOASTERISMS_header

A experimentadesign em Milão

Mantendo a sua estratégia de posicionamento internacional e de desenvolvimento de parcerias, a experimentadesign regressa a Milão, durante aquele que é o maior evento dedicado ao design, o Salone del Mobile di Milano.

Escolhendo de novo integrar o Fuori Salone, o circuito mais cultural e dirigido para as novas tendências, a experimentadesign (PT) e o colectivo Space Caviar (IT) vão apresentar o projecto “Neoasterisms” num dos palácios mais carismáticos desta cidade italiana, o Palazzo Clerici, em pleno centro de Milão. A esta colaboração junta-se um conjunto de outros parceiros internacionais, cuidadosamente seleccionados pelo seu carácter de inovação, ligado à investigação na área do design. Entre outros, estarão presentes no Palazzo Clerici o Studio Formafantasma (IT), o Studio Raw Edges (GB), a Z33 e a Biennale Interieur (BE), num total de 14 projectos diferentes, tornando este magnífico Palácio num dos centros mais radicais e surpreendentes do Fuori Salone 2014.

Neoasterims foi apresentado pela primeira vez durante a Bienal EXD’13, em colaboração com o Planetário Calouste Gulbenkian em Lisboa e é um dos projectos mais experimentais e inovadores da bienal portuguesa na área do design.

Trata-se de um projecto participativo que propõe reexaminar a antiga relação da humanidade com as estrelas, com a linguagem que usamos para as descrever e a influência das convenções astronómicas na cultura contemporânea, a partir de uma perspectiva do século XXI.

Convida participantes de todo o mundo – presencialmente ou através da plataforma web wikistars.org – a propor novas constelações, a submeter as suas próprias mitologias e a redescobrir tradições astronómicas que foram esquecidas quando a nomenclatura celestial global foi introduzida pela União Astronómica Internacional em 1922.

Se começássemos do início, se olhássemos para a nossa paisagem estelar como tabula rasa, que novas constelações desenharíamos no início do século 21 – numa época de interacção sem fronteiras, da simultânea diversificação e homogeneização da cultura e da proliferação de redes por toda a sociedade? Que mitos oriundos de culturas distantes escolheríamos para transpor como emblemas do nosso sistema de valores? Quais os artefactos ou figuras que elevaríamos a um status mítico? Que narrativas segregadas seriam reavivadas? E como conjugaríamos as vozes independentes num processo em que as decisões são concretizadas de forma global? Neoasterisms é uma tentativa de construir um quadro para a inscrição colaborativa das ideais, medos e sonhos de uma nova civilização.

NEOASTERISMS
experimentadesign / space caviar

8 a 13 de Abril de 2014
Palazzo Clerici
Via Clerici, 5, 20121 Milano
acessos: M1/M3 Duomo, M1 Cordusio



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This