5ª edição do InShadow

A 5ª edição do InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias apresenta cinco espectáculos, distribuídos pelos palcos do Teatro do Bairro e do São Luiz Teatro Municipal. No Teatro do Bairro, a Cie. Scalène estreia em Portugal o espectáculo “La Dimension des Choses”, no dia 29 de Novembro, às 21h. A 30 de Novembro, às 21h, é a vez da Espanhola Alicia Soto_HOJARASCA apresentar “Entre la Piel” em estreia absoluta. No São Luiz Teatro Municipal, t.r.a.n.s.i.t.s.c.a.p.e_Pierre Larauza & Emmanuelle Vincent apresenta “Xl Pleasures” em estreia nacional e em co-produção com a Vo’Arte, às 21h do dia 3 de Dezembro. A 6 de Dezembro, Marrafa_Luís Marrafa estreia “Abstand” em Portugal, às 21h. A CiM – Companhia Integrada Multidisciplinar, companhia residente da Vo’Arte que integra intérpretes com e sem necessidades específicas, apresenta “EDGE” a 7 de Dezembro, às 21h, e no dia 8, às 17:30h.

Vídeo-Dança

Na 5ª edição, InShadow apresenta cerca de 40 vídeos na Competição Internacional de Vídeo-Dança prove­nientes de 12 países do Mundo – Canadá, Dinamarca, E.U.A., Espanha, Finlândia, França, Hungria, Israel, Itália, Reino Unido, Suécia e Suíça.

Os vídeos serão exibidos no São Luiz Teatro Municipal, distribuídos por quatro sessões, entre 3 e 6 de Dezembro.

Todas as sessões têm início às 22:00h e prolongam-se até 23:30h. A primeira sessão abre a competição a 3 de Dezembro, seguida da segunda sessão, que decorre a 4 de Dezembro. A terceira sessão acontece a 5 de Dezembro e a quarta sessão fecha a competição, no dia 6.

Documentários

Na 5ª edição, InShadow volta a apostar no género Documentário e apresenta dez documentários oriundos dos quatro cantos do mundo, repartidos por quatro sessões exibidas no Teatro do Bairro.

A primeira sessão decorre a 29 de Novembro, às 18 horas e a segunda sessão tem início às 22 horas; a terceira sessão decorre a 30 de Novembro, às 18h, e a quarta sessão tem início às 22h.

Todos os filmes estão legendados em Inglês.

Exposições

As exposições da 5ª edição do InShadow têm como foco dar a conhecer artistas que investigam a relação do mundo do corpo na imagem e da imagem do/no corpo.

Joanna Latka leva Stop-Motion à Galeria das Salgadeiras, numa exposição que inaugura a 23 de Novembro e que estará patente até 11 de Janeiro.

A CiM – Companhia Integrada Multidisciplinar, apresenta no São Luiz Teatro Municipal Hands on a Edge, exposição dedicada ao processo criativo do espectáculo EDGE. A exposição inaugura a 3 de Dezembro e estará patente até 8 de Dezembro.

Gonzalo Bénard invade a Pickpocket Gallery para apresentar a exposição Nu, ou a dinâmica da temporalidade, que inaugura a 28 de Novembro e está patente até 8 de Dezembro.

Todas as exposições têm entrada livre.

Instalações

As instalações InShadow apresentam uma selecção de obras por candidatura que se destacam pela sua capacidade de aproximar os mundos do corpo e da imagem, do som e da música, envolvendo o espectador numa dimensão activa.

Na Plataforma Revólver, a inaugurar a sala Hotel e patentes entre 14 de Novembro e 25 de Janeiro, poderão ver:
– BOX de António Cabrita & São Castro | acsc | (Portugal)
– Kalopsia, de Anna Almeida & Artur Maurício (Portugal)

O São Luiz Teatro Municipal acolhe três instalações, patentes entre 3 e 8 de Dezembro:
– Limiar 2.0, de José Carlos Neves, João Trindade & José Gomes Pinto (Portugal)
– Don’t Look Up The Hill, Keep Looking At The Ground, de Miguel Pereira & Matt Taylor (Reino Unido)
– Give Me Autonomy And Feel Free, de Olof Persson (Suécia)

Todas as instalações têm entrada livre.

Workshops & Masterclass

Destinados a público especializado, os workshops  propõem o contacto com artistas consagrados nas áreas da realização, coreografia e exploração digital e espaços intersticiais e terão lugar no São Luiz Teatro Municipal e na ESTAL.

O São Luiz Teatro Municipal acolhe quatro workshops:

– A 30 de Novembro, das 10h às 13h, Conceição Garcia ensina-nos a Escrever a Partir do Corpo
– A 2 de Dezembro, das 11h às 13h, Cie. Scaléne_Youtci Erdos trazem Formatos Vídeo e Dança
– A 5 de Dezembro, das 10h às 17:30h, Pierre Larauza & Emmanuelle Vincent ensinam Dança Contemporânea Para a Câmara
– A 6 de Dezembro, das 10h às 17h, Cecília de Lima traz-nos Transmeaning – A Passagem de Sentidos: Corpo – Palavra – Corpo

Na ESTAL, Alicia Soto_Hojarasca abrirá os nossos horizontes com Desde o Subconsciente à Realidade em Palco, a 30 de Novembro, das 10h às 13:30h e a 1 de Dezembro, das 10h às 17:30h.

Dirigidas ao público em geral e especializado, as masterclasses criam um espaço de expansão do pensamento e partilha de inquietações sobre as diversas áreas em exposição.

No São Luiz Teatro Municipal, terão lugar:

– a Conferência-Performance Transmeaning – Praticar Sentido Pelo Sentir, com Cecília de Lima, a 4 de Dezembro, das 18h às 19:30h.

– Inter(In)Disciplinaridade, um Corpo entre Anarquia e Autarcia, com Jean Paul Bucchieri, a 7 de Dezembro, das 18h às 19:30h.

À ETIC, Marlene Millar & Philip Szporer levarão Para Além do Frame: O Processo Criativo de Screendance com Mouvement Perpétuel, no dia 4 de Dezembro, das 11h às 12:30h.

Todas as masterclasses têm entrada livre mediante inscrição.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This