Alkantara Festival

A primeira edição tem lugar em Junho na cidade de Lisboa, mas o evento já está em movimento.

Treze anos após a sua génese, as “Danças na Cidade” mudaram de identidade e procuram alargar o seu raio de acção. “Al kantara” significa “a ponte” em árabe e serve de mote para uma “nova” associação que pretende criar sinergias entre diferentes estilos, artistas, culturas e linguagens. O alkantara Festival, que decorre em Junho na cidade de Lisboa, será a “face” mais visível deste projecto e já se encontra em fase de gestação com inscrições abertas para o concurso Encontro Imediatos III. Confusos? Leiam os próximo parágrafos.

Durante muitos anos, a dança contemporânea em Portugal foi considerada como um “universo” à parte das outras expressões artísticas. Com o natural desenvolvimento da nossa sociedade globalizada, a dança deixou de seguir o seu trilho isolado e abraçou outros géneros e correntes, criando uma espécie de híbrido de performance, onde o teatro, a música e o vídeo, têm um papel bastante importante.

Paralelamente a esta “evolução” nasceu a necessidade de alargar o diálogo entre culturas de diferentes países e o intercâmbio de artistas e espectáculos. Essa necessidade tornou-se no “centro das atenções” da alkantara que este ano apresenta o seu primeiro festival multidisciplinar em Junho, espalhado pela cidade de Lisboa.

A primeira edição do alkantara festival terá lugar de 2 a 18 de Junho de 2006, em parceria com vários teatros e organizações culturais de Lisboa. O festival dedica-se às artes performativas contemporâneas, incluindo espectáculos de teatro e dança, concertos e performances. alkantara investe em iniciativas internacionais que visam juntar criadores portugueses com os seus colegas de outros países e culturas. O resultado destes projectos é integrado na programação do festival, ao lado de criações convidadas de todo o mundo

Englobado no festival, o concurso Encontros Imediatos III visa estimular a criação de obras artísticas em espaços urbanos não convencionais, estando aberto à contribuição de todos aqueles que querem mostrar a sua “arte”. Para os espectadores, Encontros Imediatos III consistirá num percurso cultural em que se pode descobrir espectáculos e performances por lugares inesperados, espalhados pela cidade de Lisboa. O evento decorrerá no primeiro domingo do alkantara festival, no dia 4 de Junho de 2006, entre as 11h e as 24h.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This