Arquiteturas Film Festival Lisboa 2013

Arquiteturas Film Fest

Não há Cinema sem Arquiteturas

Arquiteturas Film Festival Lisboa 2013 é o primeiro festival ibérico internacional de filmes sobre Arquitectura. Sofia Mourato, fundadora e directora do festival, depois de ter trabalhado em festivais de cinema de arquitectura como Nova Iorque e Roterdão, diz-nos que esta era uma ideia que queria muito trazer ao nosso país, e que acabou por se aliar ao excelente timing do Ano da Arquitetura Portuguesa e da Trienal de Arquitetura de Lisboa.

Num ambiente dinâmico e multidisciplinar, que tanto pertence à Arquitectura como ao Cinema, cria-se um espaço perfeito para o intercâmbio de informações e experiências que relacionam a produção audiovisual e a Arquitectura. A verdade é que esta ligação é muito forte ao nível internacional e uma enorme oportunidade de dinamização dos dois sectores, mas que, em Portugal, é uma ideia subaproveitada, diz-nos Sofia Mourato. Abordam-se temas arquitectónicos através de longas ou curtas-metragens, filmes documentais ou ficcionais, de uma forma mais descritiva ou simplesmente mais focados nas relações que são criadas entre a narrativa e o espaço cinematográfico. Pretende-se divulgar novas visões da Arquitectura contemporânea na perspectiva da imagem em movimento, valorizando o seu cruzamento com outras disciplinas. Neste momento o resultado da abertura de inscrições revelou-se um sucesso, mais de 150 filmes recebidos de 25 países.

A programação foi pensada de forma a valorizar a obra arquitectónica e cinematográfica portuguesa. Esta primeira edição irá oferecer ao público documentários, ficções, animações nacionais e internacionais e até filmes experimentais em que o espaço urbano é o protagonista. Os filmes documentais serão distribuídos por temas como: Urbanismo, Ecologia, Utopia, Experimental, História, Património, Biografia, Tecnologia, Design e Novos Talentos. Paralelamente serão criadas conversas informais e apresentações entre arquitectos e cineastas, uma exposição de fotografia, talks com os realizadores dos filmes exibidos, um atelier infantil e juvenil, workshops, entre outras surpresas, afirma Sofia Mourato. O Arquiteturas posteriormente irá também percorrer cidades portuguesas e internacionais com um programa que incluirá os filmes premiados, levando a arquitectura e o cinema português além-fronteiras.

O júri do festival é composto pelos realizadores Manuel Mozos e Guy Edmonds, os curadores e arquitectos Marco Brizzi e Pedro Gadanho e a produtora Joana Ferreira da CRIM Produções. Serão atribuídos prémios nas categorias de Melhor Filme, Melhor Curta, Prémio Audiência, Prémio Lusofonia e o Prémio Novos Talentos. A primeira edição deste festival irá decorrer no Cinema City Classic Alvalade de Lisboa, desde o dia 26 até ao dia 29 de Setembro de 2013.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This