POS ESO – o novo filme do espanhol Sam em exposição no Museu da Marioneta

POS ESO – o novo filme do espanhol Sam em exposição no Museu da Marioneta

Dia 13 de Fevereiro, às 18h, a Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa inaugura, no Museu da Marioneta, a exposição POS ESO do realizador espanhol Sam.

Nesta exposição serão apresentados os cenários e personagens do filme de animação POS ESO, a mais recente obra de Samuel Orti Marti, mais conhecido por Sam. Haverá ainda oportunidade para assistir a alguns extractos deste filme, que se encontra em fase de pós-produção e que estreará na Monsta no ano de 2015.

POS ESO, um filme de animação de terror, baseado numa história verídica, conta a história de La Trini, uma bailarina de renome que perdeu o marido, Gregorio, e de Damien, o seu filho, que desenvolveu um distúrbio psicológico inexplicável, e que é a causa de uma intervenção da igreja. O filme é uma produção da Conflictivos Productions e é feito com animação em plasticina, através da técnica de stop motion.

Segundo Fernando Galrito, director artístico do Festival Monstra, esta exposição evidencía “o universo de alguém inquieto e em constante pesquisa com a contemporaneidade e com a vanguarda criativa. (…)  Uma exposição que agrupa a arte da ilusão do movimento e a arte de SAM, onde encontramos relacionadas o real – humano – e o transcendente – divino?”

A exposição estará patente até ao dia 27 de Abril, na Capela do Museu da Marioneta, em Lisboa, e a entrada é gratuita.

 

POS ESO

14 Fevereiro a 27 de Abril  – Entrada Gratuita

Museu da Marioneta – Capela

Convento das Bernardas

Rua da Esperança, n° 146

1200-660 Lisboa

 

 

BIOGRAFIA SAM

Sam, pseudónimo artístico de Samuel Orti Marti nasceu em Espanha no ano de 1971. Começou a sua carreira nos estúdios de Pablo Llorens, e viajou para Inglaterra para trabalhar na Aardman Factory. Entre estes, fez vários trabalhos para outras empresas de produção e estúdios,  deixando sempre a sua marca. Em 2003 fundou a Conflictivos Productions, onde passou a última década a experimentar e aprofundar técnicas de animação em barro. Nesta produtora aborda o gosto por filmes de fantasia dos anos 80, intercalado com personagens ligadas aos costumes espanhóis, utilizando a sátira e a paródia social. Entretanto, enquanto o orçamento o permitir, Sam trabalha como realizador independente, onde cria as suas próprias curtas de animação, ganhando vários prémios a nível internacional.
FILMOGRAFIA SAM

 

Pos Eso, 2014

Vicenta, 2011

The Werepig, 2008

El ataque de los Kriters asesinos, 2007

Hermético, 2004

Encarna, 2003



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This