Black Dice @ Serralves

O espaço portuense recebe, dia 7 de Junho, a experimentação musical nova-iorquina num espectáculo a não perder.

Directamente da profícua Nova Iorque, os Black Dice vêm até à Fundação Serralves, no Porto, no próximo dia 7 para um espectáculo que certamente fará as delícias daqueles que gostam de experimentação musical.

Nascidos em 1997 em Rhode Island, Nova Iorque, os Black Dice têm vindo a trilhar um percurso que começou com a fusão do punk-rock hardcore com a electrónica abstracta, mistura que, à primeira vista poderia parecer estranha, mas que resulta com esta banda. Experimentação sempre foi o lema dos Black Dice, que conseguem criar um resultado único, com o seu som a invocar os espíritos do rock psicadélico, dub, tropicalismo e noise.

O álbum homónimo de estreia, lançado em 2000, é um mosaico de experimentalismo representado em 15 faixas, sem título, curtas e que fazem lembrar Can, Wire ou Sonic Youth. Eric Copeland (vocalista), Bjorn Copeland (guitarrista), Aaron Warren (teclados) e Hisham Bharoocha (baterista) lançam o “mini-álbum” Cold Hands, de 2001, que se afastou desta aparente demência musical para revelar uma maior tentativa de textura e atmosfera. Já em Beaches & Canyons (2002), cada som é manipulado e deformado, deixando para trás as pretensões punk do grupo para dar agora lugar à exploração criando cinco temas que são basicamente nada mais que efeitos sonoros.

Depois de Beaches & Canyons surgiram os EP’s Cone Toaster e Lost Valley e a colaboração Black Dice & Wolf Eyes, uma intensa jam prog-rock. Miles of Smiles (2004) foi o passo que se seguiu antes de Creature Comforts ser lançado no final do mesmo ano. O processo de dissolver a unidade da tradicional música ocidental continuou, com a alteração de timbres e a diluição de ritmos. Apenas uma faixa remete para o trabalho anterior da banda, com o resto do álbum a tentar criar novas linguagens musicais, não se parecendo com nada até então ouvido.

Dia 7 de Junho na Fundação Serralves, no Porto.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This