Marionetas

Évora recebe a 9ª edição da Bienal Internacional de Marionetas entre 31 de Maio e 5 de Junho.

22 companhias de marionetas, dez países representados e 83 espectáculos em apenas seis dias é o que poderá ver quem se deslocar a Évora entre 31 de Maio e 5 de Junho para a nona edição da Bienal Internacional de Évora (BIME).

A BIME, que está a cargo do Centro Dramático de Évora, junta este ano 21 companhias de marionetas oriundas da Alemanha, Espanha, França, Bélgica, Itália, Dinamarca, Hungria, Argentina, Inglaterra e Portugal e também os anfitriões Bonecos de Santo Aleixo, manipulados por actores do CENDREV. Durante o certame, os grupos participantes apresentam 83 espectáculos nos diferentes espaços naturais da cidade e salas do Teatro Garcia de Resende e da Sociedade Joaquim António Aguiar.

O programa das festas conta ainda com um seminário internacional, organizado pelo Centro de História de Arte da Universidade de Évora, dedicado ao tema “Os Bonecos de Santo Aleixo no passado e no presente do teatro em Portugal”. A bienal vai ainda apresentar a colecção da família espanhola Peralta del Amo, de Madrid, que vai ocupar o salão nobre do Palácio do Barrocal.

A BIME, que teve a sua primeira edição em 1987, tem como anfitriões os Bonecos de Santo Aleixo, manipulados por actores do CENDREV. Fantoches de varão, manipulados por cima – à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos (de 20 a 40 centímetros) -, os Bonecos de Santo Aleixo têm origem numa aldeia alentejana que lhes deu o nome e são manipulados pelos actores profissionais Ana Meira, Gil Salgueiro Nave, Isabel Bilou, José Russo e Vítor Zambujo, com o acompanhamento musical a cargo de Gil Salgueiro Nave.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This