CALHAU! novo disco e concerto de lançamento este Sábado dia 16 @ Carpe Diem – Arte e Pesquisa

Há dois anos lançaram o seu primeiro LP, ‘Quadrologia Pentacónica’, na editora nacional Rafflesia, e nesta ocasião celebram e apresentam o seu novo álbum MAGNETO LUMINOSO CONDUTOR SOMBRA, novamente em vinil 12” mas desta feita em edição de autor. Do que já nos foi dado a ouvir, estamos em crer que a música nova foi convictamente construída sobre a música anterior, renovada ferocidade em palmilhar novas avenidas para a canção pagã de substracto electro-acústico, munida por uma engenharia conceptual como poucas outras no globo.

Em actividade e operando sob o nome Calhau! e capciosas derivações desde 2006, o casal sediado no Porto, Marta Ângela e João Alves, têm vindo a desenvolver um admirável corpo de trabalho transdisciplinar em artes visuais, filme e música. A sua produção de serigrafias, instrumentos musicais, textos, guarda-roupa & caracterização, e apresentação pública de projecções de filmes, concertos, performances e lectures, evocando referências que vão desde Lygia Clark a Raymond Roussel bem como evidenciando um fascínio pelo “elitismo, às vezes esotérico, de certas manifestações da cultura popular (rural)” como qualificava João César Monteiro, em entrevista por alturas de ‘Veredas’, interpelam-nos a considerar as fabulosas dimensões fasciculadas que compõem a sua cosmologia calhauística. Aceites como sedutoramente bizarros no seio da música independente, e eticamente comprometidos com o humor e o ‘saber fazer em contingência’ no tecido das artes visuais, o par prossegue o seu percurso perpassado por constante arrojo e pertinência. Co-fundadores do estúdio de artes gráficas Oficina Arara na Invicta, apresentaram-se ao longo dos últimos anos em reputados festivais de síntese performática medial, como o portuense Trama ou o italiano NETMAGE. Em complemento destacam-se a sua participação criteriosa nas Residências ZDB de 2009 ou na 10ª edição do Prémio União Latina – no mínimo, memorável, com a sua peça musical com recurso a um coro levada à cena no Centro Cultural de Cascais – assim como a residência artística no Atelier MTK em Grenoble, onde adquiriram vasto conhecimento de trabalho em película para proveito da sua produção fílmica.

O concerto deste par singular de artistas, na apresentação pública inaugural de uma nova obra, também constituirá a estreia da produção de concertos da Filho Único no Carpe Diem – Arte e Pesquisa, sito na Rua de O Século, no belíssimo e antigo Palácio Pombal.

Concerto: Calhau! apresentam MAGNETO LUMINOSO CONDUTOR SOMBRA
Local: Carpe Diem – Arte e Pesquisa
Data: 16 de Março
Horário: 22:30
Entrada: 5€



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This