LA PLANETE SAUVAGE + BEAUTIFY JUNKYARDS. FILME-CONCERTO na MONSTRA

Sexta-feira, dia 15 de Março, às 00h30 a banda portuguesa Beautify Junkyards musicam “Planeta Selvagem”, um filme de 1963 realizado por René Laloux.

“Planeta Selvagem” do belga René Laloux, é um dos mais importantes filmes de animação dos anos 70, um filme belíssimo e intemporal para o qual os Beautify Junkyards exploram a vertente mais espacial da sua sonoridade, sempre em comunhão com a natureza e arriscando atravessar portões de espaço e tempo numa viagem sem regresso. Uma experiência inesquecível para todos os sentidos.

2012 vê nascer os Beautify Junkyards, uma banda que é um pouco fruto do acaso. Alguns elementos dos Hipnótica juntam-se a outros músicos e decidem fazer uma série de retiros da cidade com o objectivo de fazer sessões de gravação ao ar livre, no campo, em comunhão com toda atmosfera sonora e visual envolvente.

Munidos de um estúdio móvel resgataram ideias e músicas dos anos 60 e 70 e adaptaram-nas aos tempos que se vivem, século XXI com sociedades e criação artística em ebulição como há muito não se assistia. As músicas gravadas são recriações de originais dos anos 60 e 70 na sua maioria da “folk outunal” inglesa mas também com extensões à música eletrónica e ao tropicalismo.

O resultado acaba por ser tão surpreendente e em tal sintonia que rapidamente se forma um turbilhão de ideias surgindo novas sessões de gravação onde são convidados uma série de músicos (amigos): i-Wolf (Sofa Surfers), Riz Maslen (Neotropic), Karine Carvalho (3 na Massa) e Erica Buettner.

Às gravações segue-se pós-produção e misturas no estúdio Electric Garden onde a essência das músicas é transportada em várias direcções como raízes que estendem entre delays, sintetizadores, violas acústicas e vozes em reverberação, formando uma floresta densa com folhagens de múltiplas formas e cores.

Surge desta forma o álbum de estreia dos Beautify Junkyards que será editado em 2013, seguindo-se uma tour nacional de apresentação. Ao longo dos poucos meses de existência, graças à sua página no bandcamp e à gravação do 1º vídeo para a música “From the morning” (a partir de um original Nick Drake) a banda já atraiu a atenção de inúmeros sites nacionais e estrangeiros, tendo inclusivamente surgido o convite de uma editora inglesa, a Fruits de Mer, para lançamento de um single em vinil, lançado em Agosto deste ano.

Entrada: 5€
00h30 Sala Montepio, Cinema São Jorge

música original: Beautify Junkyards
audio: versão original francês
legendas: inglês



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This