rdb_consultorasdeimagem_header

Consultoria de Imagem em Portugal

Ready to go.

Como definir esta nova profissão no nosso país? A qual lá fora já existe há vários anos. Fui em busca de respostas em escolas de formação e agências que se dedicam a esta actividade.  A consultoria de imagem passa desde a análise do tipo físico do cliente até aos seus hábitos sociais e características psicológicas, para depois se passar á fase de mudança de visual que engloba o teste de cores tanto a nível de maquilhagem, como o vestuário até ao corte de cabelo.

O Personal Stylist oferece vários serviços, desde a completa mudança de visual (roupa, penteado e maquilhagem) até à mudança apenas ao nível de uma das três já mencionadas, outros serviços disponíveis são o closet restorying, em que o consultor dirige-se há casa do cliente e avalia o seu guarda-roupa de forma a melhorá-lo, e o personal training em parceria com ginásios, para correcção ou manutenção da forma física.

Segundo Helena Antunes, consultora na Ellora, empresa pioneira neste ramo. “ Consultora de Imagem é precisamente o que o nome indica fazer a consulta e o diagnóstico da imagem de cada pessoa, no fundo fazer o seu plano de mudança ou valorização da sua imagem”.

Um consultor de imagem tem de possuir um vasto conhecimento a todos os níveis, tipos de corpo, cores, estética, cabelos, vestuário, tem que estar constantemente informado das tendências de moda e das novidades que vão surgindo nestas áreas, para que tenha os conhecimentos necessários, para poder direccionar as pessoas da melhor forma.

O que procuram as pessoas?

As pessoas procuram a consultoria de imagem, porque estão a começar uma nova fase na sua vida, a nível emocional ou profissional, outras querem estar mais dentro das tendências da moda, mas a razão fundamental é a auto estima.

A maioria dos clientes são mulheres, mas cada vez há cada vez mais homens a aderir.  Há quem não tenha noção de como optimizar a sua imagem, de forma a tirar o melhor proveito das suas características em benefício próprio.

Os consultores de imagem são profissionais que as vão conduzir nesse processo, e com isso podem ajudar uma pessoa por exemplo a ser bem sucedida numa entrevista de trabalho ou até ajudar a salvar uma relação. Segundo Benedita Paes, consultora, formadora na Creative Academy e no programa Sic Mulher “ Querido Mudei o Visual”. “Grande parte das mulheres não têm muito a noção do que é que lhe fica bem, qual é o seu tipo de corpo, o que têm de valorizar”

Como funciona o processo?

No caso de tratar-se de um cliente particular procura o consultor e diz o que pretende, pode ser desde uma maquilhagem a uma análise de estilo, um teste de cores, personal shopping, ou uma consultoria completa que inclui todos estes serviços e poderá incluir outros, depende do que cada empresa tem disponível para oferecer. Depois é estabelecido um plano e um valor a pagar. No caso de uma consulta de imagem é feito um book personalizado com os vários looks para diferentes ocasiões sociais, no trabalho, em férias, na praia, para um fim-de-semana, em cada ocasião é indicado o vestuário,  as cores, a maquilhagem, cabelo etc, explica Dora Dias, consultora e formadora na Blossom Image Consulting.

Ao tratar-se de um cliente empresarial normalmente são oferecidos workshops aos seus colaboradores, de maquilhagem ou valorização pessoal.

As perspectivas em Portugal

Esta profissão surgiu no nosso país há cerca de quatro anos, estando já enraizada noutros países, como os Estados Unidos, onde existe há já mais de vinte anos.

“A febre da imagem” está de tal forma presente na nossa sociedade, a cada passo que damos, na rua, num bar, numa loja, nas imagens de perfeição ilusória, que nos acompanham diariamente através dos media, que as perspectivas parecem animadoras.

“Enormes. Estamos em Portugal desde 2008 e o primeiro curso surgiu com a Academia Looking em 2007 e o crescimento tem sido exponencial. Na imprensa escrita, na televisão, o público em geral tem procurado cada vez mais estes profissionais. Temos assistido a uma crescente procura dos particulares (homem e mulher) e igualmente das empresas.”, diz Henrique Silva consultor na empresa Looking For Direction e presidente da RICI Portugal, Organização Internacional de Consultores de Imagem.

Em termos de formação existe a Creative Academy, a Academia Looking, a Blossom Image Consulting e a Aslei em parceria com o ISLA.

A certificação ainda não está bem definida no nosso país, a RICI criou para esse efeito a CSQ (Carta Qualidade Formação Profissional).

Com o crescimento do mercado, surgem cada vez mais empresas e escolas de formação nesta área o que vai fazer baixar os preços e tornar acessível a qualquer cidadão comum, o que desmistifica a ideia de ser um produto de luxo.

Será esta a nova profissão do futuro em Portugal?  Se esta actividade continuar a desenvolver-se cada vez mais, ficará acessível a um maior número de público, e assim contribuir para melhorar a auto estima dos portugueses e tornar as suas vidas mais produtivas, e quem sabe como consequência melhorar a economia do país.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This