Cooltrain Crew @ Lux

A comemoração do décimo aniversário do colectivo tem lugar no Lux, dia 22 de Dezembro.

O colectivo CoolTrain Crew comemora dez anos de actividade no próximo dia 22 de Dezembro na discoteca Lux, em Lisboa. Nesta festa, os novos e os antigos membros do colectivo vão actuar juntos. Os dois andares do espaço vão estar por conta de Johnny, Vítor Belanciano, Riot, Dinis, Nuno Rosa, Rui Murka, Lil’John, Tiago Miranda, Alx e Kalaf, este último no microfone.

A CoolTrain Crew formou-se no final de 1995 com o intuito de atribuir visibilidade a músicas urbanas emergentes como o drum ’n’ bass ou as linguagens modernas do jazz. Para além de terem sido os impulsionadores do drum ‘n’ bass em Portugal, organizando as primeiras festas do género, a CoolTrain sempre esteve atenta a outros géneros da música, prestando uma especial atenção ao jazz (o nome do colectivo é uma homenagem a John Coltrane).

No princípio do século XXI, existiu uma regeneração na equipa que hoje é formada por Kalaf, Riot, Lil’John, Alx e Johnny, o único elemento que se manteve da formação original.

Nos últimos tempos, já com a CoolTrain records a funcionar, o colectivo tem apostado na realização de sessões de jazz, primeiro em Leiria e, desde Fevereiro de 2004, também em Lisboa, no bar Bicaense (as famosas “Lisboa Jazz Sessions”).

Na opinião de Johnny, que acedeu a trocar algumas impressões com a rua de baixo, a aposta em diversos estilos de música sempre foi uma prioridade da Cooltrain: “só existem dois estilos de música: a boa e a má. O caminho é certamente pela música boa”.

Embora tenham existido grandes alterações no panorama nacional, para Johnny a grande mudança foi a nível criativo; “hoje existem mais pessoas a trabalhar naquilo que realmente gostam”, disse-nos.

Para muitos, falar na Cooltrain, é falar em drum ‘n’ bass. Na realidade, é muito mais do que isso. “Infelizmente sempre fomos conotados como sendo uma crew que apenas tocava drum ‘n’ bass. Foram precisos 10 anos para as pessoas começarem a perceber o que realmente fazemos”, disse-nos Johnny.

No dia 22 de Dezembro, todos vão ficar a saber aquilo que a Cooltrain anda a fazer, numa festa que promete ser de “arromba” e repleta de “surpresas”. Afinal, são alguns dos melhores dj’s e produtores nacionais que vão estar aos comandos dos pratos, numa noite de celebração que vai misturar géneros e tendências, tendo como denominador comum a qualidade musical.

Em 2006, a CoolTrain edita duas colectâneas onde vão estar registados dez anos de jazz e drum ‘n’ bass. Para além disso, o colectivo vai iniciar uma digressão internacional comemorativa da primeira década de existência.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This