Fernanda Porto

A voz brasileira do drum n’ bass regressa a Portugal.

Possuidora de uma apreciável “legião” de fãs em Portugal, Fernanda Porto regressa a Lisboa, Porto e Coimbra para apresentar o seu novo trabalho, “Giramundo”, tendo actuações agendadas para as Caves Calem no Porto dia 27 (festa de Carnaval), Estádio Cidade de Coimbra no dia 3 de Março e Toyota Box nas Docas no dia 4 de Março . Em Lisboa a festa vai contar também com a actuação dos Telephatique que há bem pouco tempo foram destacados na rua de baixo através de uma entrevista que podem encontrar nos artigos relacionados no fim deste texto.

Para quem não sabe, Fernanda Porto é a autora e intérprete da música «Sambassim», que correu o mundo através do remix produzido pelo Dj Patife. Foi a partir desse tema que Fernanda Porto conseguiu captar a atenção do público para o seu trabalho. Temas como «Só tinha de ser com você», «Amor Errado» ou «De costas para o Mundo», que fazem parte do primeiro trabalho da artista, tiveram uma enorme aceitação junto do público português.

O seu estilo é um desafio que mistura a música popular brasileira com o ritmo londrino do drum’n’bass. Aos arranjos em computador, criados a partir de tecnologias como a gravação digital, MIDI, samplers e teclados, juntam-se a orgânica de instrumentos como o violão, piano, guitarra e percussão.

Com o sucesso alcançado através do primeiro álbum, reflectido não só nas apresentações um pouco por todo o mundo, como no alcance do top 10 da Comunidade Europeia de World Music, em 2003, e a indicação para o Grammy nesse mesmo ano, Fernanda Porto adquiriu uma nova maturidade e experiência para produzir o seu novo trabalho, um disco de design sonoro, poético e artístico muito claro. Um CD que para além do drum’n’bass (marca do primeiro disco), dá lugar a outras sonoridades de origem brasileira.

Para além da actuação de Fernanda Porto, a noite de 4 de Março reserva-nos ainda a apresentação do novo álbum dos Telephatique, um projecto brasileiro ligado à corrente electro e que recentemente esteve em Portugal para diversas actuações.

Depois dos concertos estão também previstos dj sets de DJ Periférico, Tribolik e Al:x



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This