“Ferrugem e Osso”

“Ferrugem e Osso”

Onde a esperança e a coragem caminham de mãos dadas

O novo filme de Jacques Audiard, “Ferrugem e Osso”, esteve presente em Festivais de Cinema como Cannes, Munique, Toronto ou Telluride. Um filme que vem comprovar que Jacques Audiard é um nome incontornável do Cinema francês da actualidade, depois de grandes obras como “Um Profeta” e “De Tanto Bater o Meu Coração Parou”.

Como um vidro partido, uma vivência transformada em dor dilacerante, é assim que Ali, interpretado por Matthias Schoenaerts, passa a enfrentar o mundo que o envolve. Sozinho, desempregado, e com um filho de cinco anos para criar, que pouco conhece. Sentimentos como esperança e quietude desvanecem no horizonte do seu olhar corrompido.

Junto da sua precariedade existencial surge um pedido de ajuda, como a única fórmula para a resolução dos seus problemas. Assim, Ali e o seu filho, Sam, mudam-se da Bélgica para os Antibes, região localizada entre Cannes e Nice. Lá vão viver com a irmã de Ali e o seu marido, tentando recuperar os cincos anos de ligação perdida. Um emprego como segurança de uma discoteca surge e é aqui, numa noite de brigas nocturnas, que os destinos de Ali e Stéphanie, representada pela maravilhosa Marion Cotillard, se cruzam inesperadamente.

Uma relação emocional vai desabrochar por entre os escombros dos seus mundos. Stéphanie é vítima de um acidente que vai mudar para sempre a sua vida e Ali luta, diariamente, contra a incapacidade de dar o afecto e atenção necessários ao seu filho.

São duas almas distantes e opostas, que mesmo perante a improbabilidade de um destino comum, voltam sempre a reencontrar-se, como se uma força imaterial os repelisse e impelisse, simultaneamente, para o ponto de partida de tudo – o amor que sentem um pelo outro.

Segundo o Los Angeles Times este é “um romance ousado e desmedidamente emocional”, onde a esperança e a coragem caminham de mãos dadas.

Matthias Schoenaerts e Marion Cottilard conseguem elevar este filme a um outro patamar. Uma experiência visual de imensa qualidade e poder, levando-nos a vivenciar, através da tela de Cinema, sensações e sentimentos fortes, capazes de modificar a nossa perceção sobre o mundo para todo o sempre.

“Ferrugem e Osso” é distribuído pela Leopardo Filmes e estará em exibição, a partir de dia 14 de Março, no Espaço Nimas.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This