Fusing Culture Experience 2014

Fusing Culture Experience 2014

Fusão artística é na Figueira entre 14 e 16 de Agosto!

Onde é que já se viu misturar música, gastronomia, arte urbana e desporto? No Fusing Culture Experience, pois claro! O festival decorre na Figueira da Foz de 14 a 16 de Agosto pela segunda vez e durante três dias traz para o mesmo espaço diferentes formas de viver a Cultura. Seja a ouvir música, a comer, a praticar desportos radicais ou simplesmente a apreciar a arte espalhada pela cidade.

É um festival com pouco tempo de vida é certo, (esta é apenas a segunda edição do evento) mas tendo em conta a programação vasta e variada, pode ser uma alternativa aos restantes festivais que vão acontecendo por esta altura um pouco por todo o País. Mais reduzido em termos temporais relativamente ao ano passado, o festival mantém a qualidade da programação e reúne alguns dos nomes emergentes da nova música portuguesa, mas também de outras expressões artísticas.

A música

A programação musical divide-se em dois palcos – o Palco Fusing e o Palco Experience.

A fazer as honras da casa no Palco Fusing vão estar os For Pete Sake que se estreiam nestas andanças. Depois é a vez da Capicua subir ao palco com as suas rimas deliciosas e os You Can’t Win Charlie Brown que trazem o seu mais recente disco “Difraction/Refraction”. Mas há tempo ainda para ver Primitive Reason, uma das bandas mais marcantes da década de 90 em Portugal; eles estão de regresso aos palcos para matar saudades e mostrar que afinal continuam vivos. O Palco Fusing recebe ainda os Norton, Peixe-Avião, Capitão Fausto, Dead Combo, Paus e Legendary Tigerman. Para além dos nomes portugueses, o Fusing vai também ter algumas presenças internacionais. É o caso de Cícero Lins que regressa a Portugal, depois ter sido tão bem recebido nos concertos que deu no Vodafone Mexefest em 2013 e mais recentemente no Musicbox. O músico brasileiro é cabeça de cartaz no segundo dia do festival e traz na bagagem músicas dos discos “Canções de Apartamento” e “Sábado”.

O Palco Experience vai receber a frescura dos novos projectos da música nacional como Sensible Soccers, Octa Push, Sequin, Nice Weather For Ducks, SALTO, First Breath After Coma ou Noiserv. É de destacar ainda White Haus, o mais recente projecto de João Vieira aka DJ Kitten. O vocalista dos X-Wife apresenta-se assim com um novo projecto continuando a explorar o universo da música electrónica e que promete fazer dançar todos os festivaleiros.

A cultura urbana

Um pouco por toda a cidade da Figueira da Foz vai ser possível ver exposições, instalações, assistir à pintura de murais ao vivo ou a conferências sobre arte e cultura urbana. AITCH e Saddo são dois artistas romenos e foram convidados a pintar ao vivo alguns espaços públicos da cidade. Os portugueses Pantónio e Tamara juntam-se a eles. Mas não acaba aqui. Há outros projectos menos convencionais a explorar durante o festival. É o caso da Roulote, uma galeria de arte itinerante. O projecto nasceu pelas mãos de Pedro e Teresa Pires e foi inspirado na inglesa Caravan Gallery. A Roulote vai estar estacionada no recinto do festival e convida os festivaleiros a entrar e a ver a exposição do artista Burry Buermans.

Os apaixonados pela fotografia vão ter também um espaço dedicado a esta forma de arte. O fotógrafo Miguel Oliveira vai partilhar dicas e fotos na Garagem das Artes, um espaço dedicado à conversa e a workshops. Aqui é também possível ver uma demonstração de scratching com DJ X-Acto e de Breakdance com Bboy Speedy.

Os desportos radicais

A Surf Village é o espaço do Fusing dedicado aos desportos radicais e oferece diversas actividades aos amantes do surf e de outros desportos náuticos. Para além das aulas de surf, bodyboard, kaiak, skimming entre outras modalidades, há ainda demonstrações ao vivo de como se fazem pranchas de surf e sunset parties no Lounge Pleno, entre outras actividades.

A gastronomia

Os fãs do programa de televisão Masterchef vão gostar especialmente do Cooking Lounge Pingo Doce. Aqui podem assistir a verdadeiras batalhas gastronómicas. É o Chef vs. Chef e vai colocar frente a frente chefs locais e chefs reconhecidos já em Portugal. O Cooking Lounge Pingo Doce vai também ter workshops e demonstrações de culinária.

Vê o programa completo do Fusing Culture Experience aqui.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This