Combate à poluição dos Oceanos junta G-Star Raw e Fundação Plastic Soup

G-Star Raw combate a poluição dos Oceanos

A Fundação Plastic Soup e a G-Star RAW unem-se no combate à poluição de microfibra nos Oceanos.

Em 2025 haverá 1 tonelada de plástico por cada 3 toneladas de peixe nos Oceanos sendo que em 2050 o peso do plástico será superior ao peso do peixe. Uma das causas deste cenário futuro encontra-se na produção de vestuário. A G-Star e a Fundação Plastic Soup estão neste momento a unir forças para travar este processo.

Cada vez que se põe roupa a lavar na máquina, as roupas sintéticas libertam pequenas fibras de plástico, que acabam na água e poluem rios e oceanos.

Segundo Maria Westerbos, diretora da Fundação Plastic Soup. “Se imaginarmos que todos os dias biliões de pessoas no mundo inteiro lavam as suas roupas e que quase todas as peças de roupa contêm plásticos, consegue-se facilmente perceber porque é imperativo intervir nesta causa urgentemente”.

A G-Star e a Fundação Plastic Soup estão a convidar outras marcas de roupa, fabricantes de máquinas de lavar roupa e a indústria têxtil para apoiarem a causa internacional Ocean Clean Wash. Os signatários desta iniciativa irão contribuir para o desenvolvimento de uma ou mais soluções inovadoras para prevenir a libertação de fibras plásticas de vestuário no futuro, tal como criar tecidos que não libertem microfibras ou máquinas de lavar roupa que consigam filtrar as fibras capturadas nas lavagens.

Frouke Bruinsma, diretor criativo da G-Star afirma “ com a coleção Raw for the Oceans, fomos os primeiros a criar ganga a partir de plástico reciclado retirado dos oceanos e estamos agora a começar a substituir os 10% de polyester convencional por plástico reciclado, em toda a coleção. Queremos continuar a progredir no sentido da inovação sustentável e unir forças com a Fundação Plastic Soup para combater o atual problema da microfibra. Só uma forte aliança de interessados dedicados em todo o mundo poderá reverter esta tendência. Toda gente é bem-vinda a juntar-se a nós”.

 

Fotografia: C-Jason Childs – Jimbaran Bay



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This