“Io sono Li” de Andrea Segre é o grande vencedor da 6ª edição da Festa do Cinema Italiano

A sessão de encerramento de 8 ½ Festa do Cinema Italiano consagrou “Io sono Li” de Andrea Segre como filme vencedor da 6ª edição que recebeu mais de 11 000 pessoas nas salas e eventos do festival. “Io sono Li” recebeu o Prémio Oficial Rottapharm Madaus e o Prémio do Público. O ator Valerio Mastandrea, protagonista do filme em competição Gli Equilibristi de Ivano Matteo, recebeu a Menção Honrosa do Júri.

O Prémio Oficial Rottapharm Madaus foi atribuído pelo júri de 8 1/2 a Io sono Li de Andrea Segre, considerado o melhor filme entre os títulos do novo cinema italiano em competição nesta 6ª edição. O realizador Bruno de Almeida, o programador cultural e diretor artístico Giacomo Scalisi, o ator Marcello Urgeghe e o crítico de cinema João Lopes formaram o júri de 8 ½ Festa do Cinema Italiano. O Prémio do Público foi determinado pelos espetadores do festival que, através de votação direta no final das sessões, voltaram a eleger Io Sono Li de Andrea Segre.

O grande vencedor vai ser distribuído em sala, brevemente, pela associação Il Sorpasso, organizadora de 8 ½ Festa do Cinema Italiano.

Io sono Li conta a história de Shun Li, uma mulher que trabalha num laboratório têxtil na periferia de Roma para obter os documentos necessários à chegada do filho a Itália. De repente, é transferida para perto de Veneza, para trabalhar como empregada de balcão numa taberna que Bepi, pescador de origem eslava, chamado ‘o Poeta’, costuma frequentar. O encontro entre eles é uma fuga poética da solidão, um diálogo silencioso entre culturas diferentes que já não são distantes. Esta amizade, porém, incomoda quer a comunidade chinesa quer a local, que se opõem a esta relação da qual talvez ainda tenham demasiado medo.

8 ½ segue para as cidades que a acolhem bem. Em Abril, a Festa do Cinema Italiano viaja até Coimbra de 2 a 5, ao Porto de 4 a 7, ao Funchal de 11 a 14 e Loulé de 19 a 21. Em Junho, a Festa acontece em Luanda de 6 a 9.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This