Coisas Degostar – Fotografia de Ricardo Freire Mateus

Coisas Degostar

vista privilegiada para Lisboa

Foi num agradável fim de tarde de Sábado que estivemos à conversa com Sofia e Susana Madeira, as jovens irmãs proprietárias da Coisas Degostar, que viram neste espaço integrado na Casa da Cerca, em Almada, um enorme potencial para explorar uma cafetaria charmosa e familiar, que para além de bolos caseiros e regionais, uma selecção de chás e gins, oferece também a melhor vista para Lisboa.

Sofia, arquitecta de 31 anos, e Susana, designer de 35, sempre gostaram de tudo o que fosse doçaria regional e caseira e, em 2009, abriram o primeiro espaço Coisas Degostar, na Charneca da Caparica (Rua Rui Furtado, loja 16B), uma mercearia e casa de chá onde é possível degustar os sabores mais tradicionais de Portugal. Como sempre estudaram e viveram no concelho de Almada, era recorrente irem à Casa da Cerca e, numa das festas de aniversário da Casa, Sofia comentou com a irmã: “isto é um sítio tão giro com uma vista fantástica e ninguém ainda se lembrou de ter um cafezinho”. Entusiasmada, continuou: “era giro abrirmos aqui mais um espaço Coisas Degostar”. Susana, mais céptica e pés na terra, interrogou: “estás doida? Achas mesmo que te vão responder? De certeza que imensa gente já mandou propostas”. Ainda assim, Sofia avançou com um email. Passado um mês, chegou-lhes à caixa de correio a resposta da direcção da Casa da Cerca pedindo uma reunião, e da ideia passaram rapidamente à acção. Com um sorriso nos lábios, Susana remata dizendo que tiveram muita sorte, “eles têm aqui uma equipa fantástica e são open mind”.

Coisas Degostar - Fotografia de Ricardo Freire Mateus

De uma área fechada e que servia como armazém, deram uma nova vida a esta cafetaria com uma vista panorâmica para a cidade de Lisboa, inaugurada dia 22 de Fevereiro deste ano. Aqui é possível provar um pouco dos mais diversos sabores da doçaria tradicional portuguesa, desde as pinhoadas de Alcácer do Sal, passando pelos pampilhos de Santarém, não esquecendo os doces regionais do Algarve. Existe também uma variedade de bolos caseiros que as irmãs asseguram serem feitos pelas próprias “com receitas da bisavó, da avó e da mãe que ficaram” e com as quais desenvolveram uma carta que enriquece o paladar. Aos fins-de-semana, e somente por marcação, é possível degustar um brunch.

Coisas Degostar - Fotografia de Ricardo Freire Mateus

Nos planos futuros, a Coisas Degostar pretende organizar eventos personalizados para miúdos e graúdos, sessões de contadores de histórias, festas sunset, actividades relacionadas com arte, cultura e história da própria Casa, entre outras, assim que tenham autorização por parte da direcção para terem um horário de funcionamento mais alargado. Para já, o próximo grande evento será a celebração do aniversário da Casa da Cerca (cujo tema será o Solstício de Verão), numa festa gratuita e aberta ao público marcada para dia 21 de Junho, das 10h às 2 da manhã, com exposições, visitas orientadas, oficinas de arte, música, performances, mercados craft & design e doce da casa, Yoga e Tai-Chi e pic-nic no jardim.

Coisas Degostar - Fotografia de Ricardo Freire Mateus

Nesta receita, todos os ingredientes estão prontos a misturar para que o resultado final seja um grande sucesso. Primando pela simpatia e por um atendimento personalizado e cuidado, a dupla de irmãs está empenhada em fazer do Coisas Degostar um espaço de referência na Margem Sul para usufruir, em família ou com amigos, de bons momentos aliados aos melhores sabores.

 

Horário:

De Terça a Sexta das 10h às 18h
Sábados e Domingos das 13h às 18h
Encerra à Segunda-feira
Rua da Cerca, 2800-050 Almada

 

Fotografia de Ricardo Freire Mateus



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This