foto4

Maria Granel

Uma mercearia à tua medida

No tempo dos nossos avós, a compra de produtos a granel em mercearias da terrinha, era apenas mais uma prática rotineira. “Duzentos gramas de feijão-manteiga e trezentos de arroz”, e assim estava feita a mesa das famílias portuguesas.

De lá para cá, muita coisa mudou e, desde então, os alimentos industrializados envoltos em embalagens não só altamente enfadonhas, como repletas de reflectidas técnicas de marketing, vieram ganhar espaço e encher as prateleiras dos supermercados.

Com a Maria Granel tudo mudou. E não! Não falo de uma qualquer senhora Maria. Falo da primeira mercearia 100% biológica em Portugal, e uma das únicas na Europa, que vende tudo a granel.

O nome não foi escolhido ao acaso: por um lado, é uma homenagem a tudo o que é genuinamente nacional – e que melhor forma de o fazer senão utilizando o mais tradicional e comum nome português, Maria?;  por outro, é um elogio às antigas mercearias a granel.

A mercearia fica em Alvalade, na Rua José Duro, perto da Avenida da Igreja. Abriu portas no passado dia 16 de novembro, onde começaram com 240 produtos. Desde então, a loja cresceu, assim como o seu portefólio que conta agora com 300 produtos.

O conceito da loja não é a única semelhança que podemos encontrar e associar às tradicionais mercearias dos tempos mais antigos. De forma muitíssimo semelhante, a proximidade com o cliente é tal, que os produtos acrescentados ao portefólio foram, na verdade, sugeridos pelos clientes.

A ideia surgiu em 2013, quando a minhota Eunice e o açoriano Eduardo, partiram nesta aventura juntos, enquanto casal, e se prontificaram a ser parceiros não só de vida, mas também de negócios. Resolveram, então, apostar neste projecto a dois que Eunice admite ser “um regresso às origens, um regresso a casa”. As memórias de infância do casal estão particularmente associadas ao campo e à terra, e foram essas mesmas raízes que acabaram por definir de forma tão particular a Maria Granel: “Queríamos de alguma forma dar continuidade a esse património afectivo”. E foi com esta mesma ambição que em 2015 o sonho foi ganhando forma.

O desígnio por detrás do conceito é o de dar ao cliente liberdade total para fazer as suas escolhas de forma deliberada, consciente e “à sua medida”. A convicção é a de que ninguém conhece melhor os seus hábitos do que o próprio consumidor. Por isso mesmo, Eunice e Eduardo optaram por pôr em prática o ideal que sempre aspiraram a alcançar: o cliente é livre de levar a quantidade que bem lhe apetecer, de qualquer um dos produtos que a Maria Granel disponibilizar.

Ao contrário do que se poderia pensar, a mercearia surpreende pela abundância existente. Desde chás, a pão e até super-alimentos, a variedade é simplesmente avassaladora. “A loja está organizada por famílias: especiarias e temperos; algas; infusões; chás; super-alimentos; arroz; chocolate; bolachas e barritas; farinhas; leguminosas; cereais e cereais de pequeno-almoço; desidratados doces e salgados; açúcar e substitutos; gomas; café; azeitonas; tremoços; pão; compotas; mel e ovos.”, esclarece Eunice.

A sistemática da loja é também consistente com a sua missão – “a promoção de práticas sustentáveis com um impacto positivo no ecossistema”. Por esta mesma razão, os alimentos que podemos encontrar na Maria Granel são, não só, mais nutritivos como livres de aditivos artificiais, pesticidas e herbicidas, preservando os seus minerais e um alto teor de vitaminas.

“Para quê comprar 1kg de arroz se se tem a certeza de que se vai consumir menos? Porque se há de ficar limitado a uma embalagem com um peso já predefinido? E se só se quiser provar um novo produto, porque se terá de adquirir um pacote inteiro?” Nesta nova mercearia dos tempos modernos, o cliente é livre de trazer de casa o seu próprio recipiente para o reabastecer com os produtos que necessita. Se se esquecer dele, ou se preferir, poderá sempre adquiri-lo na loja, onde pode optar entre sacos de papel e frascos de diferentes dimensões.

Eunice acaba por admitir que “o nosso ingrediente secreto é a paixão que colocamos em tudo o que fazemos, porque acreditamos verdadeiramente no nosso sonho e naquilo que ele representa: proporcionar a todos alimentos nutritivos, deliciosos e naturais, promovendo uma alimentação saudável”.

Assim, 2016 promete ser o ano da Maria Granel, que ambiciona crescer, melhorar e acrescentar: “Queremos muito chegar a outros pontos do país e temos recebido muitos pedidos. Estamos a fazer por isso!”.

Como a mudança e inovação estão claramente no ADN de Eunice e Eduardo, o casal já começou a organizar um calendário de oficinas, as “Quintas da Maria”. Este será um espaço reservado a oficinas; workshops; showcookings; degustações; conversas; apresentações; lançamento de livros; subordinados aos temas da sustentabilidade e alimentação saudável, conceitos fundamentais no nosso projeto. Ao final da tarde (à quinta-feira, das 19h às 20h), a loja reinventa-se, transfigura-se, e os dispensadores darão lugar a uma mesa comum – porque é à volta da mesa que se partilham os melhores momentos e porque é à volta do sabor que se constrói o saber.

De resto, é só estar atento porque, a qualquer momento, podem surgir outros eventos “pop-up”!

Horário:
De segunda a sexta-feira: das 9h30 às 19h. Aos sábados: das 9h às 17h.

Rua José Duro nº22 B/C

1700-261 Lisboa

www.mariagranel.com

Imagens cedidas pela Maria Granel



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This