Monstra2017

A MONSTRA anda por aí…

De 16 a 26 de março a Monstra andará à solta por Lisboa e promete surpreender os adeptos dos filmes de animação.

O festival de animação de Lisboa instala-se por estes dias e traz a Itália como país convidado. Os olhos curiosos que se vêm espalhados pela cidade a anunciar a Monstra são da autoria do artista Gianluigi Toccafondo, que terá direito a um momento de retrospetiva na abertura oficial do festival, ou seja, já esta quinta-feira. À semelhança da última edição a abertura traz novamente a exibição de um filme com música ao vivo, mas para saber

Os momentos de retrospetiva serão em grande parte dedicados aos grandes realizadores do panorama do cinema de animação italiano e a realizadores da Nova Geração, havendo um especial destaque para o menino de madeira mentiroso – O Pinóquio – em colaboração com a Cinemateca. No entanto, a Monstra acolhe questões políticas ao abordar a questão das barreiras com a Retrospetiva Across the Borders e celebra os vinte anos da produtora francesa JPL Films.

Como nos últimos anos, este festival de animação vai ter um espaço dedicado aos mais novos com A Monstrinha e A Baby Monstra com visualizações da parte da manhã. As masterclasses, os workshops e as competições também continuam a marcar presença. Serão ao todo dois workshops, quatro masterclasses, oitenta curtas-metragens e oito longas. As curtas internacionais terão cinquenta e sete filmes em competição dos quais seis são portugueses; as curtas de estudantes têm setenta e cinco em competição com cinco filmes portugueses; as longas em competição serão seis e a competição de curtas portuguesas serão treze e estarão a concorrer aos prémios SPAutores e Vasco Granja. A edição deste ano conta, num total, com 516 mostras… parece muito, mas não reúne tantas como a edição de 2016.

A 16.ª Monstra traz alguns programas especiais entre os quais: Experimental; Histórico; a Terror Anim, dedicado como o nome indica, ao cinema de animação aterrador; a DOKANIM, com animação documental; e A Monstra Triple X com filmes para adultos, que envolvem uma sensualidade que não é tão adequada para os mais pequenos.

Monstra Triple X

Esta Monstra não vive só de filmes e por isso, haverá ao dispor dos mais interessados exposições nomeadamente no Museu da Marioneta, no Cinema São Jorge, na Sociedade Nacional das Belas Artes e na Galeria Colégio CEO – Maria Pia/ Casa Pia de Lisboa.

A novidade desta edição aparece em seis vidrões espalhados pela cidade, em que cada um tem um QR code para aceder com o Android e ver a magia da animação de rua a acontecer.

 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This