Nova casa para o Queer Lisboa

Amanhã, dia 17 de Janeiro, às 11h, é inaugurada oficialmente a Casa do Cinema, pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. António Costa. O espaço camarário, situado no segundo andar do número 277 da Rua da Rosa, em pleno Bairro Alto, passa a albergar o escritório e videoteca do Festival de Cinema Queer Lisboa. O Festival partilha agora um espaço de três andares e um aliciante novo projecto de criação de sinergias comuns, onde estão alojados o IndieLisboa, Doclisboa, MONSTRA, FESTin, MOTELx, Temps d’Images, Associação Portuguesa de Realizadores e Academia Portuguesa de Cinema.

Na sua passagem pela Pensão Amor, no Cais do Sodré, onde esteve alojado desde Novembro de 2011, o Queer Lisboa deu início a uma série de projectos novos, nomeadamente as sessões mensais de cinema no Nimas ou a realização de workshops. Já a 16ª edição do Festival, que teve lugar em Setembro de 2012, no Cinema São Jorge – contando ainda com uma extensão no TAGV de Coimbra –, conseguiu atrair 8.000 espectadores.

Em 2012, o Queer Lisboa levou o cinema queer português mais longe através de mostras de curtas-metragens em Festivais internacionais, nomeadamente no Slovak Queer Film Festival em Bratislava, no ZubrOFFka International Short Film Festival, na Polónia, culminando com o programa Mix Portugal no Festival de Cinema Mix Brasil, em São Paulo. Os programadores do Queer Lisboa estiveram presentes, enquanto jurados, nos Festivais Timishort (Roménia), PornFilmFestival Berlin, MIX Copenhagen e Mix Brasil.

Com a promessa de uma constante renovação, novos projectos e estabelecimento de novas parcerias, o Queer Lisboa 17 tem já lugar marcado de 20 a 28 de Setembro, no Cinema São Jorge.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This