ARRAIAL PRIDE DIA 30 DE JUNHO NO TERREIRO DO PAÇO

No dia 30 de junho, sábado, das 16h00 às 04h00, o Terreiro do Paço acolhe o maior e mais participado acontecimento LGBT (Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero) de Portugal – a 16ª edição do Arraial Pride. Integrado no programa oficial das Festas de Lisboa e organizado pela Associação ILGA Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, desde 1997, o Arraial Pride é uma festa ao ar livre, de entrada livre e gratuita, aberta a todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de género.

Inserido na vivência cultural da cidade e enraizando-se no espírito das festividades populares, o Arraial Pride é um encontro festivo onde a música, a dança e o convívio inclusivo celebram os mais amplos contornos da diversidade e da igualdade, numa atmosfera vibrante e amigável. Testemunhando o mútuo reconhecimento pela parceria estabelecida com a Câmara Municipal de Lisboa, o Arraial Pride contará com a presença do seu Presidente, Dr. António Costa.

Assim, à semelhança do que acontece nas principais capitais europeias e mundiais, o Terreiro do Paço é o palco de um explosivo movimento de celebração da visibilidade LGBT e da integração dessa visibilidade numa Lisboa que sabe cada vez mais ter todas as cores do arco-íris.

Pela voz de Paulo Côrte-Real, da Direção da ILGA Portugal, sublinha-se a importância do Arraial Pride como “um grande momento de celebração do orgulho de sermos LGBT e de recusarmos a vergonha que o preconceito nos tenta impor; e é também um momento de celebração em conjunto das vitórias que já alcançámos na luta pela igualdade e contra a discriminação e da mobilização continuada por todas as vitórias que ainda havemos de alcançar.” É uma luta ainda em curso, já que, como diz, “muito mais há a fazer, seja no âmbito da parentalidade, no campo da proteção anti-discriminação e no campo da educação e formação de sectores-chave como a saúde, a justiça ou a segurança social. E continuaremos a trabalhar com energia e alegria para que a igualdade seja uma realidade.”

O recinto desta festividade é especialmente preparado e desenhado, de forma a definir o espaço público para os espetáculos e a acolher uma multiplicidade de áreas, atividades e serviços para todos os públicos:

PALCO PRINCIPAL (das 20h00 às 04h00):

Neste palco estão previstas as atuações de vários artistas nacionais, bem como a estreia em Portugal da artista convidada Nomi Ruiz, descrita pelo jornal The Guardian como «uma cantora/performer que ostenta a personalidade de um ícone pop e futurista» e que, juntamente com o seu grupo Jessica 6, tem seduzido e empolgado a nova geração LGBT. Um ano depois de Portugal dar o exemplo a nível europeu com a Lei da Identidade de Género, o Arraial Pride orgulha-se de ter pela primeira vez como cabeça de cartaz uma mulher transexual.

D.M.A. – DISCO MY ASS (JOÃO V. BOAS E VÍTOR D’ANDRADE DJ SET) & GUESTS :: 20h00 às 22h00

Os D.M.A. (disco my ass) iniciaram as suas atuações em Janeiro de 2012 e, desde então, têm animado a noite mais underground de Lisboa. Habitués do 49ZDB, das festas da ILGA ou mais recentemente, do Ritz Clube, os DMA não seguem um set rígido, tocando todos os “géneros” de música. Estimulando o público a dançar, a sua diversidade musical adota os mais diferentes nomes: “Ridiculously Lame Pop”, “Música Tuga Fajuta”, “AbFab Rock”, “Glam Goth”, “Punk Fofinho” e outros transgéneros musicais.

NUNO GALOPIM DJ SET :: 22h00 às 00h00

Jornalista, radialista e DJ nas horas vagas. ‘Pop fora do armário’ foi um projeto criado para sessões de divulgação sobre música, seguidas de festa dançante, que decorreram no Centro LGBT, em Lisboa e com primeira expressão “ao ar livre” no Arraial Pride de 2010. A ideia é percorrer caminhos da música pop, de referências clássicas a tendências mais recentes, desafiando as pernas a não ficar quietas.

NOMI RUIZ (JESSICA 6) DJ SET & LIVE VOCALS :: 00h00 às 02h00

Nomi Ruiz tornou-se conhecida do grande público após a sua participação na tournée mundial do espetáculo “Hercules and Love Affair” em 2008, onde se lançou com as canções “You Belong”, “Hercules Theme” and “I’m Telling You”. Seguidamente, formou o grupo Jessica 6, a quem deu o nome de uma das personagens do filme de ficção científica “Logan’s Run” de Michael Anderson. Foi convidada a interpretar “I’m Deranged”, uma música de David Bowie, integrada no álbum de homenagem “We Were So Turned On: A Tribute do David Bowie”. Nomi Ruiz colaborou ainda com Debbie Harry e CocoRosie. Em 2010, após terem assinado com a Peacefrog Records, os Jessica 6 lançaram os singles “White Horse”e “Prisoner of Love” com a participação de Antony Hegarty, dos Antony and the Johnsons, umêxito musical que animou as pistas de dança no Verão de 2011. A música dos Jessica 6 é definida “como uma mistura de R&B, disco e hip-hop, juntamente com umas doses de freestyle, punk e pop”. Encaixando perfeitamente no cenário da moda “super-cool” eclética, foi fotografada pela dupla de fotógrafos holandeses Inez & Vinoodh para a revista V Magazine e tem sido uma presença constante em diferentes campanhas de moda de costureiros de renome como Thierry Mugler, bem como nas revistas Tush Magazine, New York Times Magazine, W Magazine, Oyster Magazine, Vogue Paris Online, entre outras. Tem trabalhado como DJ, cantora a solo e compositora. Atualmente, quando não está em digressão com o seu dj live show, vai ocupando o seu tempo livre em novos projetos, tal como o recentemente editado “See The Light”.

CONGA CLUB DJ SET :: 02h00 às 04h00

Conga Club surgiu no Bairro Alto no verão passado, tonando-se rapidamente numa das mais animadas festas temáticas do circuito alternativo da noite da capital. Ao longo dos últimos meses, atraíram uma quantidade surpreendente de público sedento de música e criatividade, misturando diferentes gerações e estilos. A sua palavra de ordem é surpreender, sempre com novos espaços e temas. “Somos cinco mentores, organizadores, produtores, performers e relações públicas. Somos o Conga Club”.

PRIDE VILLAGE (das 16h00 às 04h00):

Para além da vibração e energia do palco principal – a maior pista de dança da cidade – com Dj´s que vão animar os visitantes com o melhor da música nacional e internacional, o espaço Pride Village está pensado para acolher momentos de convivialidade e interação entre as pessoas. Estar, conviver, mostrar, brincar e jogar são as palavras-chave que caracterizam todas as atividades e realizações neste espaço.

Aqui se centram diversas áreas de acolhimento e de lazer, como sejam: o Welcome Center ILGA onde podem ser obtidas todas as informações sobre o Arraial Pride e a ILGA, funcionando como um centro de documentação e acreditação, tendo ainda a presença de Ruben Martins, consultor de beleza da marca Mary Kay que fará sessões de maquilhagem e cabeleireiro para tod@s @s interessad@s; o Espaço Lounge, uma zona de encontro, descontração e “chill-out”, que conta com a atuação de vários DJ´s convidados: Lara Soft & Marta Hari (16h00), Senhor Comendador e Sua Sobrinha (17h00) e António Almada Guerra (18h00).

Nesta área encontram-se ainda diferentes tendas nas quais estão representadas várias associações de intervenção social, empresas e artesanato. Estão ainda previstas diversas atividades/animações que procuram envolver o público, como sejam: Performance de hip-hop pelo grupo New Inflow Crew (16h00 e 18h00) e Queer Games cuja apresentação e dinamização será efetuada pela transformista portuguesa Victoria Village (18h30). Mais tarde, segue-se a performance de Rita Manso e Ko.Zinha (22h00).

Um dos enormes sucessos desta zona é, desde sempre, o ARRAIALITO – o Arraial Pride para todas as famílias – um espaço de partilha, aprendizagem, respeito e muita diversão, com a realização de atividades pedagógicas para famílias e crianças, a decorrer entre as 16h00 e as 19h00. Como vem sendo hábito, esta iniciativa traduz-se numa enorme variedade de momentos de convívio, alegres e participados: Troca de Tintas – workshop de artes e criatividade (16h30); Jogos Coloridos – espaço lúdico para todas as idades (17h30); Contalá ao Vivo – leitura de livros infantis pela contadora de histórias Elsa Serra, incentivando a leitura e estimulando o imaginário infantil (18h30).

Continuando a festejar esta tarde de celebração, terá lugar pelas 19h45, o Concerto CoLeGaS – Coro de Lésbicas, Gays e Simpatizantes, um projeto que, através da música, pretende contribuir para uma sociedade mais inclusiva, igualitária e divertida. Este grupo coral da Associação ILGA Portugal afina vozes e faz-se ouvir no Terreiro do Paço. Pelas 00h00, o ARRAIALITO acolhe a performance de Victoria Village. Na qualidade de embaixadora do PRIDE VILLAGE, a sua atuação simboliza a visibilidade do transformismo no Arraial Pride – arte emblemática do movimento/cultura LGBT que tem marcado presença neste acontecimento desde a sua primeira edição.

RESTAURAÇÃO

Num espaço especialmente consagrado à restauração o público visitante poderá usufruir de diversos serviços, prestados por alguns dos mais conhecidos bares e restaurantes. Serão cerca de 25 tendas na zona de restauração do Arraial Pride.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This