O_CASACO_ROSA_ARTE (06044)

“O Casaco Rosa”, de Mónica Santos

Estreia mundial no 30.º Curtas de Vila do Conde.

O Casaco Rosa, de Mónica Santos – uma produção Animais em co-produção com Vivement Lundi! e Um Segundo Filme –  estreia mundialmente, esta terça, dia 12 de Julho, às 20h30, com segunda exibição no dia 15 de Julho, às 20h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde, no âmbito da 30ª edição do Curtas Vila do Conde International Film Festival.

Um musical inspirado na história de Rosa Casaco, inspector da PIDE durante a ditadura portuguesa e alegado responsável pelo assassinato do General Humberto Delgado. No conforto do lar, o Casaco Rosa conspira e tortura, com recurso à linha e costura, opositores do sistema.

Sátira e ironia num mundo de pano, construído em torno do têxtil: os personagens são figurinos, o protagonista um casaco cor de rosa, o general um casaco militar, as balas são botões. Um filme feito de metáforas, onde tortura se conjuga com costura.

“Enquanto realizadora, importa-me trazer à luz certos contornos dos acontecimentos que envolveram esta figura, contrariar o seu esquecimento e, através de uma linguagem cinematográfica alegórica, registar uma outra perspectiva de Rosa Casaco.”, refere Mónica Santos.

 

“O subtil humor negro e o sarcasmo visual das obras anteriores persiste sendo elevado a um patarmar diferente através da narrativa cantada em coro por vozes infantis. Sim, “O Casaco Rosa” também é um delicioso musical e encontra neste género, com letra e língua bem afiada, o tom conveniente para evocar esta personagem tenebrosa.” Tiago Alves



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This