O Dia Mais Curto – A grande festa da curta-metragem regressa a Portugal em dezembro!

Depois do sucesso da estreia em Portugal em 2013, O Dia Mais Curto regressa a 21 de dezembro, o dia mais curto do ano em pleno solstício de inverno, com sessões de curtas-metragens em várias cidades do país. A 21 de dezembro, O Dia Mais Curto, a grande festa da curta-metragem, está de regresso a Portugal! Este ano, a iniciativa arranca a partir do dia 9 de dezembro com sessões para escolas culminando a 21 do mesmo mês, o dia mais curto do ano em pleno solstício de inverno. Este fenómeno astronómico inspirou a ideia de promover a curta-metragem incentivando a realização de sessões públicas em diversos espaços.

Quer seja online, na televisão, em cinemas, bibliotecas, centros culturais, cineclubes, ou em diferentes espaços públicos ou comunitários, a apresentação de curtas-metragens durante este curto, mas intenso dia, proporcionará ao público a oportunidade de descobrir um grande número de cineastas e as suas obras.

Durante todo o dia de 21 de dezembro, estão programadas sessões em várias cidades do país que apresentarão uma seleção de curtas-metragens com produções nacionais e internacionais, para adultos e crianças. À semelhança do ano passado, o evento arrancará em alguns locais à meia noite com festas de apresentação com filmes e música non-stop. O programa completo da 2ª edição portuguesa d’ O Dia Mais Curto será anunciado no início de dezembro.

O Dia Mais Curto nasceu em França em 2011 e, todos os anos, é celebrado em simultâneo em cerca de 40 países de todo o mundo. Em Portugal, a iniciativa será, uma vez mais, desenvolvida pela Agência da Curta Metragem em cooperação com várias das suas congéneres europeias.

Neste momento, estão agendadas sessões em mais de duas dezenas de cidades portuguesas. As instituições que desejarem associar-se à 2ª edição d’ O Dia Mais Curto deverão contactar a Agência da Curta Metragem até ao próximo dia 20 de novembro.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This