Oficina do Cais

Existe um novo espaço dedicado à música na margem sul do Tejo. Fiquem a conhecê-lo.

Um dos principais problemas da música em Portugal, e que tem sido bastante discutido nos últimos anos, é a falta de um “circuito” onde as bandas possam tocar ao vivo e divulgar assim as suas ideias e sonoridades. Se nos grandes centros urbanos ainda existem espaços que promovem a música nacional, a periferia das grandes cidades está praticamente orfã de eventos musicais.

A margem sul do rio Tejo é uma das zonas com mais densidade populacional do nosso território e com uma actividade musical bastante intensa. A sua proximidade de Lisboa é uma mais valia para apostar na música ao vivo e na realização de eventos. Infelizmente, quem tem dinheiro e disponibilidade para alterar o estado das coisas, não tem investido nesta área mas sim em stands de automóveis usados.

No meio do deserto surge agora um oásis. A Oficina do Cais é um bar/sala com capacidade para 600 pessoas e que foi idealizada para receber espectáculos ao vivo/dj sets e promover os artistas nacionais, sejam já conceituados ou que estejam agora a dar os seus primeiros passos.

A programação do espaço está a cargo de Artur Peixoto que nos explicou os critérios da escolha de bandas e as intenções deste projecto.

Embora existam muitos projectos e bandas “disponíveis” para actuar, a selecçao das bandas/djs resulta de uma “apreciaçao do potencial e qualidade musical e da sua aceitação em termos de público”, disse-nos.

A ideia por detrás da programação do espaço é criar em cada noite de música ao vivo, um ambiente “cuidado e adequado ao estilo da banda que vai actuar”. Para isso é convidado um dj que se “enquadre no estilo da banda” e que consiga criar a atmosfera propícia e o enquadramento musical adequado à banda.

Estas duplas actuações iniciaram-se no final do mês passado e prometem grandes noites de música durante o mês de Fevereiro. Aqui fica o calendário de actuações, maracadas para todas as sextas-feiras do mês:

Dia 4 de Fevereiro – “Carnaval Catita”
Irmãos Catita + Gimba

Dia 11 de Fevereiro
Loosers + DJ Milkshake

Dia 18 de Fevereiro – “Noite Reggae”
Prince Wadada & The Kimbangui Band + Julajah Soundsystem

Dia 25 de Fevereiro
Pluto

A Oficina do Cais fica bem perto da saída da ponte Vasco da Gama, no número 75 da Avenida Miguel Pais, junto à discoteca Kaxaça (é só perguntar porque toda a genta sabe onde fica).

É pena que na zona de Almada ainda não tenha havido ninguém “iluminado” e com dinheiro para investir num espaço semelhante. Quem sabe se um dia destes não haja uma surpresa.

Até lá, divirtam-se e aproveitem a Oficina do Cais.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This